Tradicionalismo gaúcho, na Marechal Floriano

O Desfile Farroupilha acontece na manhã desta quinta-feira, na Marechal. As atividades iniciam às 8h30min com cerimonia de abertura e segue com o desfile da guarnição, entidades tradicionalistas...

114 0

Desfile Farroupilha (Copy)O Tradicional Desfile da Semana Farroupilha acontece na manhã desta quinta-feira, dia 20. A Cerimônia de Abertura e revista da tropa terão início ás 8h30min. Já às 9h inicia o desfile da guarnição militar, seguido pelas entidades tradicionalistas e cavalarianos.
Neste ano o desfile de 20 de Setembro será realizado na Rua Marechal Floriano, sentido sul-norte. O início será na esquina da Marechal com a 25 de Julho e a dispersão ocorre na Duque de Caxias.
Após os festejos tradicionalistas, será realizada a solenidade de encerramento da Semana Farroupilha, na Praça Leônidas Ribas, com a extinção da Chama Crioula.
A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e um decreto, neste ano os festejos tem como tema coletivo o Tropeirismo.
Sua organização é feita em duas instâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos, as manifestações culturais, artísticas e os desfiles à cavalo.
Em Santo Ângelo as atividades são organizadas por uma comissão, composta pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Presidente das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo e 3ª RT, juntamente com as entidades tradicionalistas.
A Presidente da Comissão é a professora Enida Teresinha Lange Sallet, Coordenadora Regional de Educação. Professora Enida afirma que a importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro em seu devido lugar de destaque, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista.

Programação do desfile

8h30min – Cerimonial de Abertura e Revista a Tropas
9h – Desfile da Guarnição Militar
Pelotão Bandeiras: 1º Pelotão: Feminino, 2º Pelotão: Policiamento, 3º Pelotão: POE /Colégio Tiradentes/Pelotão Mirim/Proerd, Desfile Motorizado/ Companhia Rodoviária Estadual/Pelotão Ambiental/Bombeiros

Desfile das Entidades Tradicionalistas
– 3ª RT + ASSETRASA + MTG (Bandeiras)
– CTG Tio Bilia
– CTG 20 de Setembro
– CTG Os Legalistas
– CTG A Volta dos Farrapos
– GDF Os Farroupilhas
– CTG A Voz dos Pampas
– GDF Aparício Borges
Desfile dos Cavalarianos
– GF Madrugada do Rio Grande
– CTG Tio Bilia
– CTG 20 de Setembro
– CTG Os Legalistas
– CTG A Volta dos Farrapos
– Piquete Herdeiros da Tradição + Piquete Rédias Brancas
– GDF Os Farroupilhas
– CTG A Voz dos Pampas
– GDF Aparício Borges
– Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos
– Cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha

Neste artigo

Participe da conversa