Rotary Club Santo Ângelo completa 65 anos de fundação

Considerado um dos primeiros clubes de serviço da cidade o Rotary Club Santo Ângelo foi fundado em 20 de outubro de 1953

127 0

RotariHá exatos 65 anos foi constituído por um grupo de 33 cidadãos o Rotary Club Santo Ângelo. No dia 20 de outubro de 1953 foi assinada a “Carta Constitutiva” outorgando a formação desta entidade que continua ativa e atuante no município.
A data de fundação relembra o nome de 33 pioneiros, tendo em vista que este foi o primeiro clube de serviços a ser constituído em Santo Ângelo. Pessoas de diferentes profissões e áreas de atuação, orientados e apadrinhados pelo Rotary Club Ijui.
As reuniões iniciais eram nas dependências do Hotel Maerkli, as terças feiras, sendo anos mais tarde transferidas para o Clube Gaucho onde acontecem até os dias de hoje.

Ampliação dos ramos
O RC Santo Ângelo no decorrer destes 65 anos de existência ininterruptos, foi o “padrinho” na criação e fundação do RC Santa Rosa (1955), RC Santo Ângelo Norte (1970) e RC Santo Ângelo Cruz de Lorena (2009), atuando na comunidade através de projetos, ações e atividades em prol do bem estar social.
Tendo como lema mundial: “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”, sempre primou pelos relacionamentos interpessoais, tendo forte ação no companheirismo, difundindo os princípios e os objetivos da organização (ética, moral, honestidade, profissionalismo, companheirismo, justiça), participando ativamente de campanhas promovidas por órgãos e instituições públicas, buscando sempre auxiliar e fomentar todas iniciativas que visem proporcionar uma melhor qualidade de vida. Uma das bandeiras do Rotary International e que este ano esta em evidência com uma ação propositiva é a “Erradicação da Poliomielite no mundo” (paralisia infantil) como também o projeto da Sustentabilidade Ambiental voltado para preservação e fornecimento de água potável de qualidade para as populações.

Situação atual
No passar destes anos, destacadas personalidades locais e regionais fizeram parte do quadro associativo, tendo à frente do clube no exercício da presidência 58 sócios e ao completar 65 anos de fundação conta com 43 rotarianos atuantes e ativos no quadro associativo, com a atual presidência sendo regida pelo sócio Claudio Pacheco de Morais. (2018-2019)
A organização de Rotary Club International é formada pelos clubes existentes nas cidades e divididos por regiões geográficas, onde são agrupados em Distritos, sendo que cada distrito é gerido por um governador. O RC Santo Ângelo faz parte do Distrito 4660 e já teve na condição de governador os sócios: Luis Loureiro Kruel (1973-1974), Luiz Carlos Sabo (1980-1981) e Antonio Marco Cortez (2012-2013).

Chicago – Onde tudo começou
No ano de 1905, no estado Chicago (EUA), um advogado sonhador e visionário, após um jantar casual e entre amigos, teve a ideia de formar um grupo ou um clube de profissionais de diferentes e variadas áreas profissionais para transformar os relacionamentos comerciais em relações de amizade, troca de conhecimentos e informações, tendo também um foco no assistencialismo e ações benemerentes à comunidade e humanidade.
Assim Paul Harris, Hiram Shorey, Gus Loehr e Silvester Schiele criaram uma organização que foi batizada de Rotary Club.Rapidamente esta organização prosperou, cresceu e tomou dimensões internacionais sendo que já no ano de 1953 chegou a nossa cidade de Santo Ângelo.

A primeira diretoria eleita

Presidente – Dr. Orlando Sparta de Souza
Vice Presidente – Dr. Ferdinando Raiter
1º Secretario – Almeu Gomes de Andrade
2º Secretario – Plinio Lenz
1º Tesoureiro – Luiz F de Souza
2º Tesoureiro – Ely Coelho Marchetti
Diretor de Protocolo – Dr. Jose Olavo Machado

Neste artigo

Participe da conversa