Projeto da Central do Bem recebe reconhecimento internacional

Ação solidária do Governo Municipal foi destaque em feira de empreendedorismo social realizada em Posadas (Argentina)

167 0

O projeto Central do Bem foi destacado na Expo Empreendedores, evento promovido anualmente pelo Instituto de Capacitación y Desarrollo Empresarial (INCADE) de Posadas, capital da Província argentina de Misiones.
O evento foi realizado na última sexta-feira, 18, e sábado, 19, no Museu Regional Aníbal Cambas, com o tema “o empreendedor como sujeito social”. Na abertura da Expo Empreendedores, a reitora do INCADE, Silvia Cabrera expressou que “é importante que os jovens aprendam com a teorias, mas também com as práticas. A filosofia do INCADE é que se pode ensinar a empreender. E a partir deste conceito que instruímos nossos estudantes, desde o conhecimento, para se tornarem empreendedores”.
Estiveram presentes centenas de estudantes e empreendedores da Argentina, Paraguai e Brasil. Participaram estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade CNEC Santo Ângelo, URI de São Luiz Gonzaga, Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo, além da Universidad Nacional de Misiones (UnaM) de Posadas e a Universidad Autonomia de Encarnación (Paraguai).
O projeto santo-angelense foi apresentado pelo prefeito Jacques Barbosa, primeira-dama Juliana Barbosa, responsável pela Central do Bem e a coordenadora Tassiana Ribeiro.
Juliana afirmou que a Central do Bem foi criada como forma de humanizar e otimizar o atendimento social do Município. Ela discorreu sobre o desenvolvimento do trabalho, desde a arrecadação das doações, os cuidados tomados antes de disponibilizar as peças e a forma como é feita a entrega. “Temos o máximo cuidado, recuperamos as peças se preciso for, e as entregamos em totais condições de uso, com os beneficiados recebendo as doações de forma absolutamente digna”.
Outro fator ressaltado pela primeira-dama santo-angelense é que com a Central do Bem o trabalho assistencial é realizado o ano todo e não apenas durante a campanha do agasalho. “A arrecadação e a distribuição são feitas conforme a demanda e não apenas em uma determinada época do ano. Com isso, o alcance é bem maior”.
Juliana ainda fez questão de enaltecer o trabalho realizado pela equipe da Central do Bem. “Um trabalho dedicado, com muito esforço e competência, o que repercute os resultados positivos alcançados”.
A Central do Bem possui cerca de quatro mil famílias em vulnerabilidade social cadastradas.
A professora Marise Schadeck, que coordena a Expo Empreendedores há três anos, afirma que o projeto da Central do Bem foi escolhido pelo formato, pela valorização do voluntariado e pela oportunidade de mostrar aos participantes que de maneira organizada dá para trabalhar o empreendedorismo social.
O prefeito Jacques Barbosa falou sobre inovação. Ao lado de Vinicius Bairros, voluntário da Zona de Inovação Criativa de Sustentável de Santo Ângelo (Zissan), Jacques apresentou o modelo do Programa Inova Santo Ângelo, uma iniciativa do Governo Municipal de incentivo aos projetos inovadores, que promove eventos como o Startup Weekend. “Um modelo colaborativo de prosperidade baseado na inovação, inclusão e criatividade”.
O intendente de Posadas, Mario Joaquín Losada, participou do evento e recebeu do prefeito Jacques Barbosa a réplica da Cruz Missioneira. A reitora do INCADE, Silvia Cabrera e a professora Marise Schadeck também foram agraciadas com a honraria.

3-i--Central do Bem na Argentina-foto fernando gomes (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa