O bairro dos motoristas

Moradores do Bairro Haller realizam a festa anual do padroeiro São Cristóvão no próximo domingo, dia 8

40 0

Festa de São Cristóvão no Bairro Haller - Bairro dos Motoristas - Dionísio Faganelo Danieli de Jesus Hoff - Vitória Chaves Martins Camargo Gabriele Rodrigues Lobo e Adelar Meira (Copy)Anualmente a comunidade do Bairro Haller organiza uma festa de confraternização e benção de caminhões e carros. Neste ano será no próximo domingo, dia 8, e mais uma vez, deve reunir centenas de pessoas em torno de uma carreata, missa, almoço e sarau dançante.
Não é por acaso que a festa ocorre em julho e a comunidade tem como padroeiro a figura de São Cristóvão. Contam os moradores que muitos motoristas escolheram aquela região da cidade para residirem com suas famílias. Portanto, a época da realização da festa tem relação direta com o dia do padroeiro da comunidade, São Cristóvão, que na tradição católica, é o protetor dos viajantes e peregrinos.
Reforça a tradição da festa a comemoração do Dia do Colono que coincide com a data, pois naturalmente o Bairro Haller, por suas características geográficas mais afastadas do centro da cidade, também foi povoado por pequenos agricultores, toda esta cultura fortalece o envolvimento comunitário em torno do padroeiro São Cristóvão.

Residência estratégica
O organizador da festa e motorista Adelar Meira confirma que aquele bairro é berço de muitos colegas motoristas, ele chegou a contabilizar que em determinado período conhecia 18 colegas da mesma empresa de transporte que moravam no Bairro Haller. Além disso, o coordenador da comunidade Dionísio Faganello destaca outra curiosidade, que o local também é berço de muitos músicos e proprietário de conjuntos musicais.
Em todo o Rio Grande do Sul comemora-se o Dia do Motorista em 25 de julho, portanto, todos os anos em um dos finais de semana de julho a comunidade se reúne para a benção dos veículos. Em 2018 será no próximo domingo, dia 8. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos ao valor de R$ 25 e para crianças de 8 a 12 anos R$ 15.

Confira a programação

9h – Procissão de caminhões e carros com benção
10h – Missa
12h – Almoço (buffet livre)
14h – Coroação da Rainha e Pricesas
15h – Sarau dançante com animação da Banda Safira

 

Neste artigo

Participe da conversa