Locomotiva a vapor chega à cidade nesta quinta-feira, dia 21

Os moradores de Santo Ângelo e de 36 cidades poderão acompanhar a passagem da Maria Fumaça Mallet 204 por meio do projeto Natal nos Trilhos

774 0

A Maria Fumaça preservada pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária estará iluminada com decoração natalina e chega à estação do Bairro São Pedro em Santo Ângelo nesta quinta-feira, dia 21, às 20 horas. Este evento faz parte do projeto “Natal nos Trilhos” promovido em parceria com a Rumo e permite que a Maria Fumaça Mallet 204 percorra um itinerário que abrange 25 municípios gaúchos e 11 catarinenses.
O roteiro inicia nesta quarta-feira, dia 20, em Cruz Alta, vem para Santo Ângelo no dia 21 e segue para Catuípe, Ijuí, Tupaciretã, Julio de Castilhos, Itaara… Depois de percorrer 36 cidades, conclui a série de passeios no dia 15/12 em Rio Negrinho (SC) – sede da ABPF SC.
A Maria Fumaça Mallet 204 é considerada única deste modelo em funcionamento na América Latina e o projeto permite que a população conheça os detalhes da locomotiva e também os modelos de vagões restaurados pela Associação, combinações de transporte ferroviário que fizeram parte da história dos gaúchos e santo-angelenses.
Segundo a organização do evento, durante quatro semanas, milhares de pessoas poderão acompanhar o desfile da locomotiva construída em 1950. A ação faz parte do projeto Natal nos Trilhos da Rumo, que envolve a passagem de trens iluminados e espetáculos artísticos em cinco estados do país.
“É uma ação especial que simboliza o espírito de Natal e o resgate da memória ferroviária”, destaca Renata Ramalho, gerente executiva de Sustentabilidade Socioambiental da Rumo.

SEGURANÇA 

Para que todos possam assistir à passagem da Maria Fumaça em segurança, a Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

• Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;

• Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

• Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;

• Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

• E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Só faça se for seguro!

maria fumaça - Cópia (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa