Inter-regional do Enart movimenta a cidade no final de semana

2ª Inter-Regional do ENART terá entrada gratuita e contará com apresentações artísticas em quatro locais da cidade durante hoje e amanhã. A organização espera um público superior a...

127 0

Enart Interregional (7) (Copy)A 2ª Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) movimenta a cidade neste final de semana. Durante os dois dias de evento são esperados mais de 10 mil pessoas, entre prendas e peões, familiares e a comunidade, que irá acompanhar as apresentações em quatro locais diferentes.
Tanto a quantidade de competidores, quanto o número de público deve ser maior em relação ao evento do ano passado, esta é a expectativa dos organizadores.
Nesta edição a Capital Missioneira receberá participantes de dez regiões tradicionalistas, girando em torno de 1500 competidores. O número de pessoas vindo de outras cidades do Estado expôs a saturação dos hotéis locais, que não possuem mais capacidade para receber hospedes. Mesmo com o preparo de alojamentos no Parque de Exposições Siegrifried Ritter, no 1ª B Com, escolas municipais e estaduais, CTG’S e clubes, algumas equipes preferiram se hospedar em hotéis de outras cidades.

As apresentações iniciam hoje, a partir das 8h, antes disso ocorre o sorteio das danças. A abertura oficial será às 14h e contará com a presença de autoridades locais e estaduais, além de representantes de entidades tradicionalistas, inclusive o governador do estado recebeu um convite para participar da abertura.
Por definição da comissão organizadora, as apresentações ocorrem no Ginásio Marcelo Mioso, no Colégio Estadual Missões, no CTG Os Legalistas e no Colégio Tiradentes. Além disso, no Marcelo Mioso estão sendo preparadas duas copas, além de uma ampla praça de alimentação.
As apresentações em categorias, desde dança de salão, até verso seguem até amanhã, quando será divulgado o resultado dos classificados das diversas modalidades para a grande final do ENART em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro. Além disso, no domingo, tradicionalistas de CTG’s locais se apresentarão a partir das 19h, na Praça Pinheiro Machado.
Este será o segundo ano consecutivo que o município sedia uma das fases Inter-Regionais do ENART. O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da Fundação Cultural Gaúcha e da 3ª Região Tradicionalista, e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Nesta edição, o festival terá o financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS). O evento tem a supervisão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com patrocínio da Corsan.

PROGRAMAÇÃO

Sábado
7h45min: Palco 1- Sorteio das danças (força B)
8h: Palco 2- Danças de Salão (Classificatória)
9h: Palco 3 – Solista Vocal Fem e Masc (Classificatório)
9h: Palco 4- Declamação Feminina (Classificatória)
9h: Palco 5-Declamação Masculino (classificatória)
9h: Palco 6-Gaita e violão (classificatória)
14h: Palco 7-Chula/causo/trova
13h30min: Palco 1- Abertura Oficial
Domingo
8h45min: Palco 1-Sorteio das Danças (Força A)
9h: Palco 1- Início das apresentações
9h: Palco 2-Danças de Salão (Final)
9h: Palco 3-Solista Vocal Masc e Femi-Final
9h: Palco 4-Declamação Feminino-Final
9h: Palco 5-Declamação Masculino- Final
9h: Palco 6-Gaita, Piano e violão
9h: Palco 7- Causo e trova-Final

LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES:

1- Ginásio Marcelo Mioso- Danças Tradicionais Força A e Força B
2- CTG Os Legalistas- Danças de Salão
3- Auditório do Colégio Missões- Solista Vocal Feminino e Masculino
4- Sala 25 do Colégio Missões- Declamação Feminino
5- Sala de Ginástica do Colégio Missões- Declamação Masculino
6- Ginásios do Colégio Missões- conjunto instrumental e vocal, violão, viola, violino e gaitas
7- Hall de entrada do Colégio Tiradentes- Chula, Causo e Trova

 

Neste artigo

Participe da conversa