A chama do ENART se acenderá em setembro

Quando as luzes da Semana Farroupilha apagarem será acesa a chama do Enart

135 0

Lançamento do da interregional do ENART (8) (Copy)

A 2ª Inter-regional do Enart 2018 que ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro em Santo Ângelo foi oficialmente lançada na quinta-feira, dia 19, no CTG Os Legalistas. Os convidados foram recepcionados com um jantar campeiro e apresentações artísticas

As apresentações e disputas da 2ª Inter-Regional do ENART serão realizadas em Santo Ângelo. É a segunda vez que o município sediará o evento que reunirá 10 regiões tradicionalistas (3ª,4ª,5ª,9ª,10ª,13ª,14ª,18ª,20ª,21ª). Já estão inscritos 1500 participantes em modalidades como Danças Tradicionais, Danças de Salão,

Declamação, Solista Vocal, Chula, Gaita, entre outras. Serão realizadas nas dependências do CTG – Os Legalistas, do Colégio Estadual Missões e do Colégio Tiradentes nos dias 29 e 30 de setembro.
Um jantar campeiro e apresentações artísticas descontraíram o lançamento oficial do evento ocorrido na noite de quinta-feira, dia 19 no CTG Os Legalistas. Presentes estavam os representantes das entidades tradicionalistas do Município, autoridades políticas, peões e prendas e o Presidente do MTG – Movimento

Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro. A palavra “união” foi recorrente nos discursos, declarando que só foi possível sediar pela segunda vez a Inter-Regional do ENART, porque houve o sentido de colaboração dos CTGs e demais setores da sociedade.
“Quando há união às coisas acontecem” falou Nairo Callegaro ao elogiar o envolvimento de todas as entidades tradicionalistas em prol da realização da inter-regional do ENART, considerando que os setores público e privado são determinantes para o sucesso do evento.

A Secretária de Cultura do Município, Neuza Cavalheiro que também estava presente confirmou que a vinda do evento só foi possível pela postura das entidades tradicionalistas, que em um primeiro momento se decidiram em sediar a Inter-Regional na cidade e depois se uniram em torno do propósito. A secretária também destaca que neste ano foi elaborado um projeto de incentivo cultural que poderá qualificar mais o processo organizacional.

O Presidente do MTG desafiou os presentes a buscarem os verdadeiros valores do tradicionalismo, afirmando que o ENART não é apenas um momento de disputas, mas sim de resgate da consciência, ou seja, do entendimento do que representa a cultura e tradição gaúcha para jovens e adultos em tempos contemporâneos.
A final do ENART 2018 é realizada na cidade de Santa Cruz do Sul e confirmada para os dias 16, 17 e 18 de novembro. Além de Santo Ângelo, Campo Bom e Lajeado também são sede das inter-regionais neste ano.

A etapa regional é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho em ação conjunta com a Fundação Cultural Gaúcha e 3ª Região Tradicionalista com Apoio da Administração de Santo Ângelo e financiamento do Pró-cultura LIC RS – Lei de Incentivo a Cultura e Secretaria de Cultura do Estado.

Lançamento do da interregional do ENART (12) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa