1º “Ciclo Vermelho Pela Vida” é neste domingo

Passeio sairá da praça do Brique às 10h da manhã e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da doação de sangue

161 0

DSC_0285Ciclistas irão percorrer as principais ruas centrais de Santo Ângelo neste domingo dia 17, em uma campanha de conscientização pela doação de sangue. A primeira edição do “Ciclo Vermelho Pela Vida” sairá da Praça Leônidas Ribas, a partir das 10h. A atividade, cujo lema é “Não deixe para amanhã, tem alguém precisando de você hoje”, será desenvolvida durante o Brique da Praça.
A enfermeira gestora do Banco de Sangue, Marta Perim Motta, salienta que a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, assim como marcar as comemorações do Junho Vermelho e do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. “Queremos conscientizar as pessoas que não deixem para amanhã a doação de sangue que pode ser feita hoje. Esse gesto pode salvar vidas e ajuda a suprir os estoques do Banco de Sangue”, frisa Marta.
O passeio é uma promoção do Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo em parceria com a Associação Ciclo Missões (ACM) e Full 7 Filmes.

TRAJETO
A biomédica do Banco de Sangue, Patrícia Eich Engler, por sua vez, explica o trajeto do 1º Ciclo Vermelho Pela Vida. “A largada será no Brique da Praça e os ciclistas seguirão pela Rua Marechal Floriano até a Avenida Rio Grande Sul. Os participantes farão contorno na rótula, passando em frente ao Hospital da Unimed Missões, até a Avenida Venâncio Aires. Na sequência retornam pela Avenida Rio Grande do Sul, novamente, e seguem pela Marquês do Herval. Depois passam pela Avenida Brasil e seguem até a Praça do Brique (o ponto de chegada)”. Mais informações no Facebook do Banco de Sangue do HSA.

Doação
Para ser um doador de sangue, basta ter idade entre 16 e 68 anos. no caso de idoso, a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos e pesar no mínimo 50 quilos. Para a doação a pessoa deve apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, como carteira de trabalho ou carteira de identidade. Na faixa etária de 16 e 17 anos é necessária a autorização dos pais ou de um responsável na primeira doação. Além disso, o candidato a doador fará um rápido exame e passará por uma entrevista com profissionais do Banco de Sangue.
O homem pode doar sangue a cada dois meses e as mulheres a cada três meses. O Banco de Sangue funciona no horário das 7h às 12h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3312-2000.

Neste artigo

Participe da conversa