População lota a “agenda” do Marcelo Mioso

O Ginásio Municipal Marcelo Mioso está com a “agenda” praticamente lotada. A movimentação esportiva inicia às 8 horas, faz uma pausa ao meio-dia, e, só cessa a meia-noite....

400 0

Sem título32Futsal, vôlei e basquete são as principais modalidades esportivas exercidas durante a semana e de modo regular no Ginásio Municipal Prof. Marcelo Mioso. Mas outras atividades completam o uso deste espaço público, como oficinas de dança, patinação e também disputas em campeonatos municipais, regionais e até estaduais. Os horários para eventos esportivos nos finais de semana, já têm reservas até o ano de 2020.
Uma das atividades regulares que envolve cerca de 700 atletas amadores, é o Campeonato Municipal de Futsal, primeira e segunda divisões. Nesta prática esportiva, participam diretamente das partidas, 37 equipes. Os jogos da primeira divisão ocorrem todas às sextas-feiras, das 20h às 23h e os da segunda divisão, nas terças, entre 20h e 22h.
A estrutura do Marcelo Mioso também é utilizada para viabilização de projetos de inserção e iniciação esportiva. A ASAF – Associação Santo Ângelo de Futsal, por exemplo, seleciona atletas para o futsal, treina e também participa de competições. Além de receber equipes adversárias nos campeonatos que se realizam no ginásio, a quadra é utilizada como local de treino. As atividades regulares ocorrem de segunda a sexta-feira entre 17h e 19h.
Outro programa que dá utilidade ao Ginásio é o PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade. Entre terça e sexta, das 8 às 10 e entre, 13h e 15h, este espaço recebe crianças e jovens para oficinas de basquete, futsal, handebol, dança, etc.
Grupos de terceira idade orientados pelo SESC – Serviço Social do Comércio também estão presentes no ginásio. Eles realizam atividades esportivas nas modalidades de vôlei, futsal e basquete nas terças e sextas feiras, entre 15 e 17h.
Incrementa o uso e a diversidade de atividades, a patinação. A quadra do ginásio é reservada e paga pela Escola de Dança Sobre Rodas dos professores Diego de Paula e Cláudia Lunardi de Paula, os treinos ocorrem nas segundas e quartas das 19h às 21h.
O voleibol e o basquetebol também são modalidades esportivas que motivam os moradores, em horários noturnos, nas segundas, terças, quartas e quintas, entre 21h e meia noite.
O basquetebol é praticado por uma equipe que hoje representa o município em campeonatos regionais e estaduais, a ABASA – Associação de Basquetebol Santo Ângelo. Já o voleibol é praticado por grupos que se dedicam a este esporte de modo livre.
Nos sábados e domingos, principalmente, o espaço é utilizado para realizações de eventos esportivos, as reservas são realizadas para campeonatos de futsal, voleibol, basquetebol, lutas de MMA, entre outros.
Campeonatos estudantis como Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) também ocupam horário da agenda do Marcelo Mioso e completam o uso deste espaço público. A prática esportiva é também incentivada por instituições de ensino como o Colégio Tiradentes e IF Farroupilha.

 

Sem título

Neste artigo

Participe da conversa