Ciclismo e corrida em uma única prova

A1ª Etapa do Campeonato Binacional de Cross Duathlon acontece no próximo dia 15 e reunirá atletas do Brasil e da Argentina. Evento é organizado pela URI Santo Ângelo...

118 0

DuatlonAtletas do Brasil e da Argentina disputam no próximo dia 15, a primeira etapa do Campeonato Binacional de Cross Duathlon. O Duathlon é uma variação do triathlon (natação, ciclismo, corrida). Durante a competição, os atletas irão percorrer trajetos pré-definidos, intercalando entre corrida e ciclismo.
A competição acontece no O2 Park, localizada próximo ao trevo de acesso do município de Entre Ijuís. A organização desta etapa está sendo feira pelo curso de Educação Física da URI, O2 Park e Prefeitura de Entre Ijuís. Competidores interessados em inscreverem-se, poderão acessar o site: www.santoangelo.uri.br. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, dia 8.

CONHEÇA A PROVA
A prova de corrida a pé e trilhas terá como percurso um circuito de 4 voltas (1km cada volta). Posteriormente, o competidor entrará em uma área de transição, onde após colocar seu capacete irá pegar sua bike e pedalar em um novo circuito de 8,5km e realizará duas voltas, totalizando 17km. Ao final do ciclismo, irá recolocar sua bike na área de transição e efetuar novamente duas voltas no circuito de trilhas correndo a pé.
A primeira etapa do Campeonato Binacional de Cross Duathlon, faz parte dos eventos comemorativos aos 15 anos do Curso de Educação Física da URI Santo Ângelo, e além desta, serão realizadas mais cinco, sendo três na Argentina e duas no Brasil, totalizando 6 etapas. Os atletas estarão disputando troféus e pontos para o campeonato, reunindo atletas brasileiros e argentinos em torno do Cross Duathlon.

SAIBA MAIS

O Duathlon é uma grande oportunidade para quem gosta de correr e pedalar. São as duas modalidades que mais crescem em nível mundial e também regional. Diferente do triathlon, que começa com a natação, o duathlon começa com a corrida. Um trecho de ciclismo vem logo depois, e uma segunda corrida completa o evento. Na sua origem o Duathlon começou na Europa, buscando atender as necessidades de treinamento de triatletas, sendo que substituíram a primeira parte da prova que era de natação, por uma corrida mais longa. Isto ocorreu em virtude, especialmente, da necessidade estabelecida pelo rigoroso frio europeu.
As competições de Duathlon são realizadas em distâncias curtas, médias e longas. De acordo com a União Internacional de Triatlo (ITU, International Triathlon Union).

Neste artigo

Participe da conversa