Setembro Amarelo é tema de Intervalo Colaborativo na FASA

O bate-papo foi finalizado com a manifestação dos estudantes em pequenos bilhetes amarelos.

375 0

O Intervalo Colaborativo foi o momento escolhido para abordar o Setembro Amarelo na Faculdade Santo Ângelo (FASA). Na última semana, os colaboradores do Departamento de Comunicação e Marketing propuseram um bate-papo sobre o tema.

A atividade foi realizada em um pergolado ambientado com luzes decorativas, fotos de pessoas que postaram suas imagens em redes sociais e pouco tempo depois cometeram suicídio. O grupo projetou videoclipes de três músicas que abordam o tema – Flores (Titãs), Pulsos (Pitty) e Desconstrução (Tiago Iorc) – canção analisada de forma mais aprofundada, a fim de colaborar com a reflexão dos participantes.

“Essa é uma canção muito forte. Ela fala de maneira poética e sensível sobre uma menina que encobre seus sentimentos reais, descaracteriza-se subjetivamente para ser popular nas redes, para ser aceita socialmente de acordo com juízos feitos por outrem. Essa desconstrução soma-se a uma solidão enorme e abandono. Ao final, ela termina com sua vida como quem desligou o celular. É a arte falando de nossa realidade”, explica a Relações Públicas da FASA, Clarissa Lerino, organizadora da atividade junto com as jornalistas Louise Rakoski e Ana Júlia Tiellet.

A questão da comunicação como instrumento de aproximação e apoio a quem passa por momentos difíceis, o contraste entre a vida publicada em redes sociais e a realidade das pessoas foram questões discutidas. Junto a isso, o grupo destacou o trabalho do Centro de Valorização Vida (CVV), uma das ONGs mais antigas do país. O Centro atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente.

O bate-papo na FASA foi finalizado com a manifestação dos estudantes em pequenos bilhetes amarelos. Eles foram convidados a escreverem mensagens para uma pessoa que pode estar passando por momentos difíceis e cogita o suicídio.

6 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa