Retorno ao estudo

  Estamos no período de volta as aulas. Nesta semana a maioria dos alunosque frequentam a rede particular de ensino iniciam as atividades e no dia 6 de...

195 0

 

Volta às aulas 03Estamos no período de volta as aulas. Nesta semana a maioria dos alunosque frequentam a rede particular de ensino iniciam as atividades e no dia 6 de março a redes estadual e municipal também intensificam o movimento de retorno. Somando o número informado de crianças e adolescentes em cada escola particular, redes estadual, municipal e federal, são cerca de 15 mil crianças e adolescentes em processo de ensino e aprendizagem em escolas em Santo Ângelo.

Colégio Militar

O Colégio Tiradentes é uma instituição de ensino administrada pela Briga Militar. O ano letivo para os ingressantes iniciou no dia 6 de fevereiro e os veteranos iniciaram o ano letivo na segunda-feira, dia 14.
A primeira semana para os ingressantes foi de adaptação a rotina de disciplina militar. Foram desafiados pela direção da instituição a realizarem uma ação solidária, o resultado foi a arrecadação de 1230 caixas de um litro de leite em menos de 24h. O alimento foi doado ao Lar do Idoso Isabel Oliveira Rodrigues. No Tiradentes de Santo Ângelo estão matriculados 202 adolescentes.

Rede pública municipal

A rede municipal de ensino conta com 40 escolas e atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O ano letivo de 2017 inicia em 06 de março, ou seja, no mesmo dia da rede estadual. Com base nos dados do ano anterior, a rede pública municipal atende 5500 alunos, em dados aproximadados 3100 correspondentes ao Ensino Fundamental e 2.400 na Educação Infantil.

-Educação Infantil
De um total de 40 escolas, 21 delas são destinadas exclusivamente para atender crianças de 0 a 3 anos de idade na Educação Infantil. Segundo a atual administração, no ano de 2016 estavam matriculadas 2.385 crianças nesta faixa etária, no entanto, estima-se que haja uma demanda reprimida e uma lista de espera que poderia chegar a 500 crianças. No entanto, a secretaria de educação do município está realizando um levantamento detalhado para detectar a real situação desta demanda e ainda não divulgou o número exato de crianças que fazem parte da rede.
A expectativa do secretário Valdemir Roepke é criar novas vagas. Pretende otimizar os espaços existentes em toda a rede. No ano passado foi necessário comprar 88 vagas em escolas particulares. “Isso supria em parte a demanda, principalmente a que vinha da promotoria para a compra dessas vagas”, disse o secretário em nota divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura. Em média, é gasto pela administração mais de R$ 400,00 mensais por criança na rede privada de ensino, totalizando R$ 35.200,00 por mês.

Trasporte escolar
Até a próxima sexta-feira, dia 17, é possível se inscrever para uso do transporte escolar. O secretário de Educação do município Valdemir Roepke estima que o serviço de transporte escolar seja ofertado a 1200 alunos. Para efetivar o serviço de transporte escolar o município dispõe de uma frota de 13 ônibus próprios e mais nove veículos terceirizados.

Rede pública estadual

Na rede pública estadual o início do ano letivo de 2017 será em 06 de março.  Em Santo Ângelo são 20 escolas, que mantêm em média, seis mil alunos com faixa etária acima dos seis anos de idade. Estes estudantes cursam o ensino fundamental e o ensino médio. As escolas de Santo Ângelo estão sob a coordenação regional da 14ª CRE, que abrange outros 10 municípios e um total de aproximado de 10 mil alunos. Ainda não há a quantidade exata de alunos matriculados em toda a rede, pois a equipe da 14ª CRE continua realizando o processo de ajustes finais para acomodar todos os alunos.

Equipe diretiva

As equipes diretivas das escolas estaduais iniciarão o trabalho antes, na sexta-feira, dia 17, coordenadores, orientadores, equipe técnica e diretores estarão reunidos no salão vermelho do CNEC/IESA onde participam de um encontro de formação pedagógica. O tema será “Os principais desafios do gestor democrático na atualidade” e o conferencista principal será Pedro Luiz Maboni. A atividade inicia às 8h30min e terá continuidade a tarde com a participação em oficinas.

Professores

A coordenadora pedagógica Rute Gomes, explica que os professores iniciarão o ano letivo no dia 2 de março com atividades de formação continuada organizada pela 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e, no dia 3, coordenado pelas direções das escolas.

Dias letivos

Mesmo com a aprovação da reforma do ensino médio ainda não haverá mudança na carga horária dos alunos no ano de 2017. No caso do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e, para o ensino médio noturno, é de 200 dias letivos, ou 800 horas/aulas. A carga horária para o ensino médio diurno é de 1000 horas/aulas que serão complementadas no turno inverso. Cada escola deverá homologar a ata do calendário escolar individualizado, elaborada em conjunto com o Conselho Escolar, até o dia 31 de março.

                REDE PARTICULAR

Escola Concórdia

A Escola Concórdia oferece vagas para educação infantil e ensino fundamental até o 9º ano.  Na segunda-feira, dia 13, iniciaram-se as atividades para todas as turmas. Nesta instituição que faz parte do “Sistema Positivo de Ensino” estão matriculados cerca de 260 alunos.

Marista Santo Ângelo

O Colégio Marista Santo Ângelo oferece educação nos três níveis. Estão matriculados cerca de 600 alunos distribuídos nos três níveis de ensino: educação infantil, fundamental e ensino médio.  Nesta quarta-feira, dia 15, inicia o ano letivo para as turmas de alunos do ensino fundamental e médio. Alunos da educação infantil iniciarão na sexta-feira, dia 17, no entanto, hoje às 14h30min haverá reunião com os pais da educação infantil.

Colégio Sepé Tiaraju

O Colégio Sepé Tiaraju iniciará o ano letivo no dia 20 de fevereiro. Oferece ensino a partir dos 6 meses de idade no berçário, mas atua em todos os níveis de educação, infantil, fundamental e médio. Entre crianças e adolescentes matriculados na instituição, somam-se 400 alunos.

Colégio Teresa Verzeri
O Colégio Tereza Verzeri atende aproximadamente 550 alunos nos três níveis de ensino: infantil, fundamental e médio.  Os alunos que cursam o “Fundamental II” compreendido entre o 6º e 9º ano, bem como os alunos do ensino médio, iniciaram, ontem, dia 14.
Hoje, dia 15, alunos do Fundamental I, que estão entre o 1º e 5º ano retornam as atividades. No dia 20, deste mês, iniciam as atividades para as crianças da educação infantil.

Escola da URI
Na escola da URI os 345 alunos matriculados no ensino fundamental e médio iniciam as atividades nesta quarta-feira, dia 15. A instituição oferece vagas a partir do 6º ano do ensino fundamental e para os três anos do ensino médio, além disso trabalha com a formação técnica e mantém o curso técnicos em Enfermagem que iniciará o período letivo no dia 20 deste mês e o Técnico em Saúde Bucal, que iniciará o período letivo em 3 de março. Nestes dois cursos o processo de matrículas está em aberto e a direção ainda não divulgou o número de alunos atendidos.

Criança e Companhia 

A Escola de Ensino Fundamental Criança e Companhia iniciou o ano letivo na segunda-feira, dia 13, oferece ensino para crianças da educação infantil de 1 a 5 anos e também o para o fundamental até o 5º ano. Atualmente atende cerca de 230 crianças com opção de turno integral com almoço na escola.

Escola Adventista de Santo Ângelo
A Escola Adventista de Santo Ângelo oferece educação infantil a partir de dos três anos de idade. Trabalho com o fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. Em média estão matriculados na escola 200 alunos. As aulas iniciam para o Fundamental no dia 15 e as crianças da educação infantil iniciam amanhã, dia 16. Neste ano a escola adotou um slogan “O tempo passa, os valores permanecem”.

Federal – IF Farroupilha

Santo Ângelo conta com um campus do Instituto Federal Farroupilha, destinado à educação profissionalizante, a estimativa é que no ano de 2017 estejam matriculados 628 alunos em cursos técnicos subsequentes de Enfermagem, Gerência de Saúde, Estética, Informática para Internet. Também estudam no instituto alunos que realizam cursos técnicos integrados ao ensino médio, que são: Manutenção e suporte em informática e Agricultura.

Veteranos e ingressantes
Para os alunos com os cursos em andamento a aula inicia nesta quarta-feira, dia 15. Ingressantes matriculados no curso técnico em estética noturno, na modalidade proeja, bem como dos alunos matriculados nos cursos integrados ao ensino médio, o início do ano letivo também será nesta quarta feira, dia 15. No dia 20 de fevereiro inicia o semestre letivo para os alunos ingressantes matriculados nos cursos subsequentes: Enfermagem, Gerência de Saúde, Estética, Informática para Internet.

Cursos Superiores
A data de início do primeiro semestre letivo para os cursos superioresem Licenciatura em computação e Tecnologia em Sistemas para Internet, está indefinida, tendo em vista o atraso na divulgação dos resultados do Sisu, portanto o processo de preenchimento das vagas em andamento.

Neste artigo

Participe da conversa