Quatro dicas para a reta final do Enem

A menos de 15 dias do Exame Nacional do Ensino Médio, confira as orientações de Gaston Ruschel, coordenador do Curso Pré-Vestibular da Escola Big Master, Unidade Parceira do...

99 0

PixabayFaltam menos de 15 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá questões de múltipla escolha relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia a prova irá cobrar Matemática e Ciências da Natureza.
Diferentemente dos vestibulares tradicionais, a nota final nas provas objetivas do Enem não é obtida apenas pela quantidade total de acertos, mas sim por meio de média padronizada, fornecida para as quatro provas. Essa média leva em conta o nível de dificuldade de cada questão, utilizando o método TRI (Teoria da Resposta ao Item), que dá maior valor as questões fáceis do que as mais difíceis.

 

Confira as Dicas

1- Não guarde dúvidas – Embora o Enem tenha uma grande contextualização das questões e alta exigência de raciocínio e compreensão dos enunciados, é errado considerar que é possível obter um ótimo desempenho só por possuir uma boa habilidade de interpretação de textos e gráficos. Por isso, aproveite o tempo das aulas para assimilar o conteúdo, tirando suas dúvidas.

2 – Pratique por meio de simulados – O treino é essencial. Ao realizar simulados no mesmo modelo de prova, o candidato utiliza uma excelente ferramenta, que auxilia na definição de quais matérias exigem maior dedicação nos estudos e que o ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova.

3 – Crie um bom planejamento de estudos – Elabore um planejamento de estudos com metas semanais. Este plano deve conter todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando tópicos que mais pesam nesta prova e que você tem mais dificuldade. É preciso ter um domínio sólido dos conteúdos do Ensino Médio para conseguir uma nota satisfatória.

4 – Prepare-se fisicamente – A prova do Enem é uma maratona, por isso, além da preparação mental, é necessária uma boa preparação física, para superar o cansaço durante a prova. Portanto, nos dias que antecedem a prova procure descansar bastante, dormindo bem e alimentando-se corretamente.

Neste artigo

Participe da conversa