Projeto de extensão entre URI e UFSM

Alunos dos cursos de Matemática e das engenharias: Mecânica, Civil, Química, Elétrica da URI, campus de Santo Ângelo, finalizaram um projeto de extensão que teve a finalidade de...

145 0

Turma da engenharia civil e Quimica 2º semestreAlunos dos cursos de Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Engenharia, Mecânica, participaram do projeto de extensão Potencialidades e Fragilidades, descobertas por meio de atividades de extensão. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Estatística ministrada pela Profª. Ms. Gilvete Wolff Lírio entre os meses de agosto e dezembro de 2018 e é desenvolvido entre as universidades URI e UFSM, por meio do Gabinete de Projetos do Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE – UFSM.
O projeto tem como objetivo geral promover nos alunos o interesse pela investigação científica, e como objetivos específicos a elaboração de um questionário estruturado baseado no tema escolhido pelos alunos, utilização da planilha do Excel para construção de gráficos e uso da estatística descritiva para análise e interpretação dos dados.
Para a efetivação deste projeto de extensão foi ministrada palestra pelo Prof. Dr. Adriano Mendonça Souza da UFSM, coordenador do projeto, sobre como elaborar um questionário, dimensionamento de amostra, como apresentar um trabalho científico em 10 minutos, ética na pesquisa e elaboração de artigo científico, bem como, seleção de material de apoio para leitura entre outras atividades.
A estatística no que concerne a análise exploratória de dados foi estudada, aplicada e interpretada. E, durante a realização deste projeto os alunos retornaram a comunidade local por meio das ações realizadas alguns questionamentos de interesse da sociedade e em contra partida os alunos desenvolveram na prática os assuntos que foram abordados na disciplina.
Na opinião da Professora Gilvete “a sua execução teve pleno êxito, pois atingiu o objetivo principal de promover o interesse pela investigação científica desde os primeiros semestres do curso”.
A conclusão do projeto foi à apresentação dos trabalhos pelos alunos para uma banca examinadora à qual avaliou a metodologia, o vocabulário, a organização do grupo e a desenvoltura dos alunos durante a apresentação.

Alunos do 2 semestre das engenharias mecânica química elétrica e civil

Neste artigo

Participe da conversa