Manhã de autógrafos

Alunos dos anos iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto do Nascimento e Silva escreveram livros, imprimiram as obras e participaram de uma manhã de autógrafos...

171 0

imidio (Copy)Livros editados por alunos dos anos iniciais (1º ao 5º anos) da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto do Nascimento e Silva foram impressos e uma manhã de autógrafos integrou alunos, pais e comunidade escolar. Na primeira quinzena de dezembro foi realizado pela direção da escola o “Dia da Família” e a sessão de autógrafos foi uma das atrações, na qual, professores, alunos e familiares puderam conferir as obras dos pequenos autores.
O evento foi a culminância de um projeto de Leitura desenvolvido no turno da tarde durante todo o ano. No decorrer do ano letivo, os alunos de 1º ao 7º ano tiveram diversas atividades envolvendo o universo da leitura e da escrita. Em abril no Dia do Livro (18 de abril) teve na escola apresentações, gincanas e piquenique literário. No mês de maio os alunos de 1º ao 4º anos participaram de um Sarau Literário e levaram suas apresentações para escolas de Educação Infantil do Município. Em julho tivemos duas atividades de autor presente com os professores e escritores santo-angelenses Mônica Kleinert e Délcio Freitas.

Estante Mágica
A produção textual e a confecção dos livros contou com o auxílio de uma plataforma digital “Estante Mágica”. Cada professora juntamente com a turma escolheu um dos projetos oferecidos pela plataforma para desenvolver com a turma. Após, cada criança escreveu e ilustrou a sua história. O primeiro ano escreveu uma história coletiva. Os materiais foram enviados para a Estante Mágica que transformou os livros em e-books para todos os alunos gratuitamente.
Participação da família
A participação dos pais veio a seguir com a escrita de uma biografia e uma foto do autor. Aquelas famílias que desejavam o livro físico fizeram a compra pelo site e os livros vieram para a escola para um evento de autógrafos. A escola realizou também venda de pizzas para possibilitar que mais alunos tivessem a oportunidade de ter seus livros físicos. O projeto envolveu toda a equipe diretiva e pedagógica e a dedicação de professores e alunos.
O evento Manhã de Autógrafos contou com a presença dos alunos autores e de seus familiares, além da professora e escritora Mônica Kleinert que havia despertado a vontade nos alunos de escrever quando esteve na nossa escola em julho. Foi um momento lindo e emocionante para as crianças, famílias e para toda a escola.

 

 

Neste artigo

Participe da conversa