Mala do projeto Compartilhe a Viajem chega a Santo Ângelo

A mala saiu do Vaticano em setembro de 2017, durante dois anos percorrerá comunidades em todo o mundo e no dia 21 chegou à nossa cidade. O projeto...

132 0

Compartilhe a viajem (3) (Copy)A mala do projeto “Compartilhe a Viagem” está percorrendo vários países para despertar o sentimento de aceitação e acolhimento de imigrantes. Ela chegou a Santo Ângelo no dia 21 e partirá no dia 31 com destino a Vacaria. O roteiro foi iniciado em setembro do ano passado no Vaticano, pelo Papa Francisco e será concluído em dezembro de 2019 depois de percorrer todo o mundo.
A mala é uma simbologia que propõe a reflexão em torno do fenômeno migratório que está impactando a convivência das pessoas em varias partes do mundo, inclusive na cidade de Santo Ângelo.
Estima-se que tenham chegado a nossa cidade mais de um mil haitianos, além deles os senegaleses, médicos cubanos e mais recentemente o fenômeno dos venezuelanos que estão rompendo as fronteiras em busca de melhores condições de vida em nosso País. A região das Missões tem uma estreita relação com os processos migratórios, pois foi colonizada por povos de varias partes do mundo.

A mala em Santo Ângelo
Na última quinta-feira, os alunos do Colégio Estadual Onofre Pires receberam a mala e também foram convidados a pensar a respeito das questões migratórias e das diferenças culturais existentes no planeta, bem como as divergências ideológicas que permeiam a política e a religião.
A presença da mala no Colégio veio ao encontro de uma atividade de arrecadação e distribuição de alimentos. Por meio de uma gincana promovida pelo Grêmio Estudantil e pelos professores, os alunos arrecadaram cerca de duas toneladas de alimentos que já seriam destinadas aos imigrantes haitianos em Santo Ângelo.
Hoje a mala do projeto “Compartilhe a Viagem” estará às 9h30min na Igreja Evangélica de Buriti, às 19h na Missa da Catedral, na segunda-feira, dia 27, no Colégio Teresa Verzeri e na terça, dia 28, no Colégio Odão Felippe Pippi
A “mala” iniciou sua trajetória no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, está percorrendo todas as Dioceses do Rio Grande do Sul. Em nosso país o projeto está sendo liderado pela Cáritas do Brasil.

Roteiro da mala em Santo Ângelo

21 – Acolhida da Mala pela Catequese da Catedral;
22 – Escola Catarina Lépori;
23 – Escola Onofre Pires;
23 – 19h Paróquia Sagrada Família
24 – Escola Pinguinho de Gente
24 – Culto Ecumênico com a participação dos migrantes às 19hs na Catedral; queremos acolher todos os migrantes em especial os que aqui se estabeleceram nos últimos tempos, como: haitianos, cubanos, venezuelanos, senegaleses, enfim todos aqueles que escolheram Santo Ângelo para fazer sua terra, sua pátria.
25 – 17h Catedral;
26 – 9h30min Igreja Evangélica de Buriti;
26 – 19 h Catedral;
27 – Colégio Tereza Verzeri;
28 – Colégio Odão;
29 – Colégio Marista;
30 – 17h Carmelo;
30 – 19h Paróquia Santo Antônio
31 – Partida da mala para Diocese de Vacaria

Neste artigo

Participe da conversa