A Escola do Coração completa 94 anos

Colégio Estadual Onofre Pires é a escola pública mais antiga da cidade e completou 94 anos no último dia 13 deste mês

87 0

Onofre (12)A comunidade Onofre Pires comemorou 94 anos no último dia 13 de maio. A “Escola do Coração”, como é conhecida, foi fundada em 13 de maio de 1924, inicialmente chamado de Grupo Escolar Onofre Pires. Além disso, o Onofre é a escola pública mais antiga da comunidade santo-angelense.
“É com muito orgulho, e com nosso coração batendo mais forte, que podemos dizer que a nossa história está sendo escrita e vivida a cada dia, com muito amor, entusiasmo e comprometimento com a educação”, destaca a equipe diretiva.
Para comemorar a data, os alunos do colégio estão deixando registrado no livro comemorativo aos 94 anos, um pouco do carinho que cada um tem pela escola.

Textos de alunos sobre a escola:

Ser Estudante
Ser estudante não é apenas ler e escrever. Ser estudante é uma profissão, por isso você deve se sentir bem em uma escola. Não adianta continuar em um lugar em que você não se sente bem ou infeliz. Nós, alunos, precisamos nos sentir à vontade para podermos aprender, pois, além dos conteúdos das disciplinas, aprendemos a nos relacionar e a fazer novas amizades, algo importante para o nosso dia a dia. Muitas vezes, quando vamos à escola, não percebemos, mas aprendemos até ao olhar para o colega e, a partir disso, observar as diferenças que existem no mundo.
A escola é praticamente a nossa segunda casa, pois, muitas vezes, passamos mais tempo nela do que em nosso próprio lar. O Colégio Estadual Onofre Pires nos proporciona oportunidades únicas, como a de estudar e a de conhecer pessoas diferentes, que fazem com que possamos amadurecer mais rápido e a começar a perceber o mundo de maneira diferente da que enxergávamos a um tempo atrás. Os professores procuram sempre nos ajudar e ensinar. Sabemos que se precisarmos de ajuda, eles irão nos auxiliar.
Eu me sinto grata por estudar em uma escola que, além de ensinar, acolhe os seus alunos e trata a todos de maneira igual e justa. Somos privilegiados por estudar na Escola do Coração, que se esforça cada vez mais para estarmos felizes e à vontade.
Luísa Schmechel
Primeiro ano do Ensino Médio
Professora: Luciane Cavalli

JORNADA ONOFRE PIRES
No mês de maio meu querido colégio Onofre Pires está completando seus 94 anos, imagina quantos alunos passaram por essa trajetória chamada escola, pelo nosso colégio. Muitos anos de nossas vidas passamos na escola, rodeados de profissionais aptos e dedicados a nos ensinar, mas nem todos dão devido valor que eles merecem.
Quando me falam a palavra “escola” várias lembranças surgem em minha mente. A primeira vez que peguei na mão de alguém e descobri o sentido da palavra amizade, a primeira decepção, o primeiro amor…
Escola é o lugar onde sentimos nosso estômago embrulhado, mas também sentimos alegria. É o lugar onde somos adolescentes, mas já temos que ser adultos, pensar em faculdade, emprego e saúde mental.
É o primeiro passo de uma grande jornada, onde descobrimos sonhos e paixões, onde formamos nossa índole. O futuro nosso só depende de nós mesmos; a escola é só um alicerce para a nossa jornada. Obrigada, Onofre Pires, por me ajudar nesta incrível jornada.
Alany Santos
Primeiro ano do Ensino Médio
Oficina de Redação
Professora Ana Helena Dias

Meu colégio, minha segunda família!
O Colégio Estadual Onofre Pires está, no mês de maio, completando 94 anos. O colégio foi fundado em 1924, desde então já recebia muitos alunos. O colégio é muito amado por todos seus alunos, pois podemos ter liberdade de nos expressarmos e mostrarmos quem somos. Aos poucos, vamos construindo um relacionamento com ele, pois está nos acolhendo em cada momento.
Sou aluna nova e ao chegar na escola me senti acolhida; as pessoas são muito acolhedoras, nos tratam com carinho e educação. Quando cheguei, estava com medo de não gostar ou não fazer amizades, mas em poucos dias já me senti em casa, em família. Lá você não se sente cansado; você ama estar ali, ama o colégio.
Em cada dia que vou para o colégio me sinto mais perto da realização dos meus sonhos, pois ele me ajuda e me inspira a fazer escolhas e a tomar decisões. Eu fui pra lá com o incentivo de ir em busca do meu sonho, que é ser policial e lutar por um mundo onde não exista diferença e violência. E lá estou encontrando os caminhos para isso; me sinto muito feliz.
Quando o sinal bate, às 7h 45min, o coração aperta… A preguiça vem, mas ao mesmo tempo o orgulho e a satisfação, pois sabemos que com o estudo e com a ajuda do colégio voaremos longe.
Ser Colégio Onofre Pires é participar dele, estar com ele, vivê-lo, se sentir família, acolhido por ele. Alguns apenas estão no colégio de corpo presente, mas a grande maioria são colégio, vivem o colégio. Nós, alunos e professores que formamos o corpo do colégio, juntos vamos além. Posso dizer que todos somos família Onofre Pires.
Luana Fuzen
Primeiro ano do Ensino Médio
Oficina de Redação
Professora Ana Helena Dias

Neste artigo

Participe da conversa