Eleição para prefeito(a) e vice-prefeito(a) da Mini Cidade da Escola Criança e Companhia

Escola Criança e Companhia promoveu uma eleição para prefeito(a) e vice-prefeito(a) da Mini Cidade. A contagem dos votos, bem como o anúncio das vencedoras ocorreu no final da...

104 0

Famílias, alunos e comunidade escolar participaram na última quinta-feira, dia 25, da Eleição para prefeito(a) e vice-prefeito(a) da Mini Cidade, da Escola Criança e Companhia. Após a contagem de votos, foi eleita a prefeita Manoela Catelan Becker e a vice- prefeita Rafaela Roa Ciechowiez.

As eleições
Buscando situações de aprendizagem significativas e concretas, a cerca de dois meses, os alunos do Jardim BII e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) se engajaram em escolher o representante de cada turma para concorrer com os demais colegas da escola. Primeiramente, foram realizadas atividades e pesquisa sobre a importância do prefeito(a) e vice na administração de uma cidade. Por ser um assunto complexo, as famílias participaram de todo o processo.Os alunos interessados construíram suas propostas e apresentaram para sua turma. Após eleição interna, os vencedores, juntamente com seus colegas e professoras, reviram as propostas (viabilidade, importância, relevância) e definiram o plano de governo.
A campanha foi intensa. Gravaram vídeos para o facebook da escola, onde puderam compartilhar com as famílias suas intenções enquanto gestores da Mini Cidade. Construiram jingles, juntamente com o professor de música, e através de paródias divulgaram suas ideias.
Além disso, no último dia 23, aconteceu o debate, com a presença dos alunos das turmas envolvidas, representando também os alunos mais novos da escola (de 1 a 5 anos), aumentando ainda mais a responsabilidade. Nesta oportunidade, toda equipe se surpreendeu positivamente. Mesmo com idades diversas, as perguntas foram muito abrangentes, coerentes e tudo com muito respeito, um verdadeiro debate.

“O Líder em Mim”
Os desafios dos alunos – candidatos foram inúmeros. O processo de eleição também contou com o programa “O Líder em Mim”, para fortalecer a reflexão sobre honestidade, planejamento, proatividade, sinergia, respeito, autoconfiança, pois nossos alunos sabem do seu potencial próprio, da liderança que cada um tem. Desde fevereiro deste ano, a escola adotou o programa de desenvolvimento socioemocional “O Líder em Mim”, da Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para uso em escolas de nível básico, sendo oferecido com exclusividade no Brasil pela Somos Educação.
O programa O Líder em Mim, vem promovendo mudanças impactantes em mais de 3 mil escolas de 55 países ao redor do planeta. Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano.
Além disso, o Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que tenham sucesso na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.
Além disso, as propostas formam amplamente debatidas com as turmas e professoras, pois deveriam ser honestas, possíveis de serem realizadas, não podendo haver promessas para ter apenas o ganho do voto.
A base de toda campanha foi à honestidade, pois caso não cumpram com os combinados os demais colegas poderão pedir seu Impeachment.

Prefeita Manoela Catelan Becker
Prefeita Manoela Catelan Becker
Vice-prefeita Rafaela Roa Ciechowiez
Vice-prefeita Rafaela Roa Ciechowiez
Neste artigo

Participe da conversa