Chicão: O cachorro que literalmente veste o uniforme da escola

Conheça a história de um cão que foi acolhido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Brochado da Rocha

303 0

“Chicão” tem uniforme escolar, foto lembrança e o carinho de dezenas de crianças. Era agosto de 2018 quando foi visto sujo e debilitado no portão da Escola Municipal E.F. Francisco Brochado da Rocha em Santo Ângelo, quem o acolheu pela primeira vez foi a diretora Ana Lúcia Lauermann.
A diretora lembra-se dos detalhes daquele momento em que Chicão apareceu. Ela acredita que o cachorro estava perdido, pois detectou que o cão tinha bons hábitos, no entanto, estava precisando de ajuda, sujo e com aspecto de abandono. Foi levado ao veterinário, tomou banho, vermífugo, alimentou-se e ganhou o calor humano de toda a escola. Foi adotado pela direção e os alunos ganharam um amigo.
O cachorro recuperou-se rapidamente e hoje participa ativamente das atividades pedagógicas e funcionais. O nome foi escolhido democraticamente pelos alunos por meio de uma enquete e faz uma referência ao nome da escola, “Francisco”.
“Uma criança que estudou aqui na escola dificilmente vai “judiar” de um animalzinho” disse a diretora ao definir a importância de atividades ligadas ao meio ambiente, cultivo de plantas e cuidados com os animais na pedagogia escolar, na visão desta educadora são práticas que contribuem para a formação dos alunos, principalmente nas séries iniciais.
Ana Lúcia disse que Chicão ajuda despertar nas crianças o senso de respeito e carinho aos animais e até cumpre uma função pedagógica e motivacional nos alunos. Sara Teixeira é a secretária da escola e conta a história de um aluno que tinha medo de cães, ela narra que a interação amigável de “Chicão” com este aluno na escola, ajudou-o a superar o trauma, inclusive a família da criança adotou um animal doméstico.
No entanto, a professora alerta que é necessário ter a consciência das responsabilidades de adotar um cão. O Chicão, por exemplo, visita o veterinário regularmente, ganha banho no pet ou na própria escola, nos finais de semana, a diretora vem até a escola para alimentá-lo e durante as férias, Sara, que é funcionária da secretaria, se prontificou a leva-lo temporariamente para cuidá-lo em casa.

Chicão - Série Animais cão mascote da Escola Francisco brochado da Rocha (2) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa