Alunos do Pedro II e do Odão Felippe Pippi representarão Santo Ângelo na FECITEP

Depois de alcançar primeiro lugar em dois eixos temáticos da 13ª MEP alunos de escolas técnicas participarão de uma feira estadual concorrendo com alunos das redes privada e...

2721 2
Equipe de coordenação
Equipe de coordenação

Encerrou a 13ª Mostra de Escolas de Educação Profissional (MEP) e alunos do curso de secretariado do Colégio Estadual Pedro II conquistaram o primeiro lugar no eixo tecnológico “Desenvolvimento Educacional e Social, no eixo “Ambiente e Saúde” alunos do Odão Felippe Pippi também foram destacados como primeiro lugar e ambos os grupos participarão da FECITEP – Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional. Estes alunos terão a possibilidade de mostrar suas pesquisas e conclusões juntamente com alunos de todo o Estado e das redes privada e federal.
A maioria dos trabalhos teve foco em questões ambientais aplicadas na realidade das comunidades onde estes alunos estudam ou moram. Durante a MEP foram apresentados e avaliados 35 projetos tecnológicos em três dias de evento. Estes alunos pertencem a coordenadorias regionais de Educação de quatro regiões: 14ª CRE (Santo Ângelo) 32ª CRE (São Luiz Gonzaga), 35ª CRE (São Borja) e 36ª CRE (Ijuí), que integram o sexto núcleo.
A visitação e avaliação ocorram no CTG Os Legalistas em Santo Ângelo e Participaram mais de 100 alunos. Nos dias da MEP, os alunos puderam compartilhar os conhecimentos adquiridos e aplicados em nove eixos temáticos.
A MEP foi concluída na última sexta-feira, dia 26. De Santo Ângelo foram cinco projetos, considerando a regional da 14ª CRE, que envolve 11 municípios, foram apresentados 12 projetos. A comissão julgadora foi formada por profissionais de cada área temática.

Saiba mais sobre os projetos vencedores

Naureli Marques orientador dos alunos Filipe Feldkercher de Azambuja, Patrick Baptista, Kalinka Moraes Vorpagel
Naureli Marques orientador dos alunos Filipe Feldkercher de Azambuja, Patrick Baptista, Kalinka Moraes Vorpagel
Alunos do Colégio Estadual Pedro II. Gustavo Siqueira de Almeida, Rick Machado Silva, Kauane Aguiar Aires rebecem o troféu
Alunos do Colégio Estadual Pedro II. Gustavo Siqueira de Almeida, Rick Machado Silva, Kauane Aguiar Aires rebecem o troféu

As placas de aquecimento solar realmente podem gerar economia financeira para as famílias? Existem equipamentos eficientes disponíveis para compra no mercado? Em quanto tempo o investimento terá retorno? Em que medida este equipamento pode gerar impactos ambientais e financeiros para o planeta e para as pessoas da cidade?
Estas questões foram respondidas na pesquisa e na análise realizada no projeto: As placas solares e a economia de energia residencial realizada por um grupo de três alunos do curso Técnico em Secretariado do Colégio Estadual Pedro II. Gustavo Siqueira de Almeida, Rick Machado Silva, Kauane Aguiar Aires orientado pela professora Alice Scherer da Costa conquistaram o primeiro lugar no eixo “Desenvolvimento Educacional e Social” na 13ª MEP. Esta proposta que teve como objeto de estudo 200 famílias residentes no Bairro São Pedro que foram contempladas pelo Programa de Eficiência Energética da RGE e contempladas com um kit de placas solares e reservatório térmico de armazenamento de água quente.
Além de constatar que estas famílias tiveram uma redução média de R$ 70 na conta de luz, eles levaram a proposta de instalação de equipamentos similares em um bairro no entorno da escola. O equipamento quando negociado em escala maior pode ser adquirido com desconto e por meio de associação de bairros poderia dar retorno as famílias em um tempo médio de três anos.
Tanto o levantamento científico em torno do estudo, quanto a real aplicabilidade da proposta foram levadas em conta para estes alunos estarem entre um seleto grupo que agora representa a 14ª CRE em nível estadual.

Todos ganham em experiência
No eixo temático Controle e Processos Industriais alunos da Escola Técnica Pres. Getúlio Vargas de Santo Ângelo construíram uma prensa pneumática, conquistaram o segundo lugar neste eixo. Mas, somente os primeiros lugares participem da FECITEP. Contudo, são vencedores no quesito conhecimento e experiência, a exemplo de tantos outros bons trabalhos desenvolvidos nas escolas técnicas da cidade e da região.
Filipe Feldkercher de Azambuja, Patrick Baptista, Kalinka Moraes Vorpagel foram orientados pelo professor Naureli Marques e construíram um compactador pneumático. O professor lembra que estes equipamentos produzidos na escola são protótipos e os próximos alunos que frequentarem o curso poderão aprimorar os processos e sistemas. São projetos interdisciplinares que procuram aplicar o conhecimento a realidade de trabalho futuro destes alunos.
O professor apresenta também outros protótipos desenvolvidos no Getúlio Vargas de Santo Ângelo, como picador de galhos, o triturador de resíduos de construção, o assador de churrasco com menor emissão de fumaça, entre outros trabalhos desenvolvidos no laboratório de mecânica, que ele considera um dos mais completos da região.

Primeiros lugares em cada um dos eixos temáticos

EIXO: AMBIENTE E SAÚDE
1º LUGAR – CRE: 14ª
Escola: I.E.E. Odão Felippe Pippi
Trabalho: Da estrada para casa
Alunos: Maikon Miranda Espindola, Maikel Missio, Ana Júlia Reidel
Orientador: Cassandra Patias

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS
1º LUGAR – CRE: 36ª
Escola: E.T.E. 25 de Julho
Trabalho: Cabine para Colheitadeira
Alunos: Lorenzo Cassal, Felipe Andrei Fracaro, Alisson da Silva Czyzeski
Orientador: Diego Mastella Lena

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAIS E SOCIAL
1º LUGAR – CRE: 14ª
Escola: Colégio Estadual Pedro II
Trabalho: Placas solares e a redução da conta de luz
Alunos: Gustavo Siqueira de Almeida, Rick Machado Silva, Kauane Aguiar Aires
Orientador: Alice Scherer da Costa

EIXO GESTÃO E NEGÓCIOS
1º LUGAR – CRE: 35ª
Escola: Escola Estadual Técnica Olavo Bilac
Trabalho: Análise dos Principais Agregados Macro Econômicos que compõem a Economia do Município de São Borja
Alunos: Augusto Cesar Sisti da Silveira
Orientador: Pedro Ferreira da Costa

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
1º LUGAR – CRE: 14ª
Escola: Escola Estadual Técnica Guaramano
Trabalho: Organoponia, uma alternativa sustentável para o meio urbano
Alunos: Cassio Miguel Ferrazza, Iuri Colletto Balensiefer, Kelly de Oliveira Beck
Orientador: Marcelino José Jaroczewski

RECURSOS NATURAIS
1º LUGAR – CRE: 32ª
Escola: E.T.E. Achilino de Santis
Trabalho: Nogueira- Pecã: Uma alternativa viável na diversificação da propriedade rural
Alunos: William Gabriel Massierer Barcelos, Leonardo Guerreiro dos Santos, Pâmela Taís de Barros Guimarães
Orientador: Naterce Andréia Balbé Machado

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
1º LUGAR – CRE: 36ª
Escola: Escola Técnica Estadual 25 de Julho
Trabalho: Desenvolvimento de Aplicativo Guia para deficientes Visuais
Alunos: André Luciano Rakowski
Orientador: Luciana de Oliveira Ramos

INFRAESTRUTURA
1º LUGAR – CRE: 36ª
Escola: Instituto Estadual Guilherme Clemente Koehler
Trabalho: Canteiro de obra sustentável: a energia solar fotovoltaica como alternativa para a geração de energia elétrica em um sistema móvel
Alunos: João Pedro Lisboa Kummer, João Flavio Legonde Sost, Vinicius Guilherme Dobler
Orientador: Luis Cesar da Cruz de Souza

Neste artigo

Participe da conversa

2 comentários

  1. Pauline Responder

    Essa matéria não foi revisada, tem muitos erros de tempos verbais, principalmente no título!

    1. Marcos Demeneghi Responder

      Olá Pauline. Ficamos felizes que estás atenta ao nosso editorial. No entanto, não compreendi exatamente o erro constatado, tendo em vista que, estamos narrando a participação dos alunos na 13ª MEP ocorrida em Santo Ângelo (considerada uma fase macro-regional) e adiantando que eles participarão da fase estadual chamada FECITEP. Portanto, participarão da FECITEP (futuro) e participaram da 13ª MEP (passado).