Cadastro Positivo

CDL Santo Ângelo promoveu uma palestra sobre o Cadastro Positivo.

242 0

Já está em vigor a Lei 12.414 de 09/06/2011 que estabelece os critérios que norteiam a implantação e funcionamento do Cadastro Positivo, cuja implantação beneficiará os consumidores, segundo exemplos de outros países, onde o modelo híbrido na avaliação de concessão de crédito (com pesquisa da adimplência junto com a inadimplência), contribui para o aumento da eficiência no mercado de crédito.
A CDL Santo Ângelo realizou, no último dia 29 de agosto, nas dependências da entidade, palestra explicativa sobre o assunto. Naquela oportunidade, o economista Oscar Frank, juntamente com a Supervisora Regional de SCPC Jose Carina Cunha, discorreram sobre os cenários e perspectivas com a implantação do Cadastro Positivo e em especial, deram um especial enfoque nas mudanças da análise de crédito do SCPC, nos relatórios assertivos com as informações completas de pessoa física e jurídica, já disponíveis no banco de dados do SCPC.
Cabe ressaltar que o Cadastro Positivo é formado pelo cruzamento de dados da adimplência de pessoas físicas e jurídicas, formando um histórico do comportamento financeiro de determinado consumidor (pessoa física ou jurídica), referente aos valores envolvidos na cobrança pela prestação dos serviços continuados, tais como: consórcios, fornecimento de agua, esgoto, gás, eletricidade, telefone, transações comerciais/empresarias que envolvam risco financeiro.
As fontes dos cadastros (pessoa física ou jurídica que concedem crédito, vendem a prazo ou em transações comerciais que envolvam risco financeiro), precisam fornecer as informações ligadas às operações de créditos de seus clientes, encaminhando-as aos gestores dos bancos de dados aos quais estão filiados.
A medida já está em vigor e possui prazo de adequação às normas legais. A CDL Santo Ângelo possui a relação dos documentos e formulários necessários ao envio destas informações à Base de Dados Nacional da Boa Vista. Interessados deverão contatar com a secretaria da CDL, pelos telefones: 55 3312 1908 ou 55 9 8451 1185.

CDL (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa