“Uma Noite no Museu” irá homenagear Neiva Carrera Machado

O evento será no Museu Dr. José Olavo Machado, amanhã, às 19h30min e terá entrada gratuita.

48 0

Uma noite no Museu (Copy)O Governo Municipal, por meio das secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, realizará amanhã, dia 14, a terceira edição “De uma Noite do Museu”.
O evento será no Museu Dr. José Olavo Machado, às 19h30min, com entrada gratuita. Esta edição vai homenagear a primeira mulher a se tornar vereadora em Santo Ângelo, Neiva Carrera Machado.

O TEMA
Neste ano, a CIA Teatral Vida em Arte, irá apresentar a história da primeira mulher a ser empossada vereadora no município. Neiva Machado foi eleita em 1º de novembro de 1951 e recebeu sua posse em 31 de dezembro do mesmo ano. Os vereadores daquele mandato elegeram Neiva para presidir o Legislativo, ela ficou no cargo até 1955.
De acordo a secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, a escolha do tema deste ano surgiu da percepção de que a história das mulheres não são retratadas e valorizadas na memória com a importância que deveriam receber. “Em 2018 começamos a pensar na Exposição da Semana da Mulher e vimos à importância de abordar a participação da mulher na política.
Assim chegamos ao nome da Neiva, na década de 50 ela quebrou tabus, sendo a primeira vereadora da cidade. Se hoje as mulheres ainda sofrem com o machismo na política, imagina o que ela passou em 1951 quando assumiu a presidência do Legislativo. Sem dúvidas é um grande exemplo para todas nós”, explicou.

EXPOSIÇÃO
Além do esquete, estará acontecendo no museu também a exposição “Mulheres de Santo Ângelo e seus Afazeres”, uma homenagem as mulheres que fizeram e fazem a história da cidade ao longo de 146 anos.
A terceira edição “De uma Noite no Museu” terá recepção musical com o saxofonista Meneses Silas, intervenções circenses com a Cia Burzum e apresentação musical de Victor Fontana Elm.

Neste artigo

Participe da conversa