“Trem das Missões: um reponte pelas etnias” acontece neste mês

Ingressos estão disponíveis para venda online pelo valor de R$ 70 para adultos e crianças até 10 anos

317 0

Nos dias 20, 21, 22, 28 e 29 de setembro, nos municípios de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí, será realizado o passeio do “Trem das Missões: um reponte pelas etnias”, e remete a vários valores entrelaçados: histórico-cultural, simbólico, econômico e turístico.
O evento é uma iniciativa conjunta do Ministério Público Federal em Santo Ângelo, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo – ASSESTRASA e Poder Público de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí, e tem o objetivo de envolver a comunidade local e regional no resgate da memória ferroviária, permitindo o contato com o transporte ferroviário, componente fundamental na formação de diversos municípios da região, e com as estações, patrimônio de grande valor histórico e cultural que ainda povoa o imaginário regional.
De acordo com o Procurador da República de Santo Ângelo, Osmar Veronese, “evidente que sempre desejamos que a preservação da história acontecesse com a ferrovia viva, transportado a riqueza e semeando cultura por onde passa o trem. Entretanto, reconhecendo a imensa dificuldade desse ideal, trabalha-se no âmbito do possível, resgatando parte do patrimônio abandonado, buscando atrair o olhar de turistas e visitantes, fomentando a economia e a cultura, ajudando a desenvolver as cidades, além de injetar autoestima na população. Assim, mantém-se o sonho da ferrovia ativa, da economia forte, do patrimônio preservado e de uma cultura que abrace e difunda todos esses valores”, disse.
Os ingressos para os passeios já estão disponíveis no site www.ihtur.com.br pelo valor de R$ 70.

Trem (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa