Semana Farroupilha será aberta amanhã na Praça da Catedral

Cerimônia acontece às 18h desta quinta-feira, dia 13. As atividades seguem até o dia 20 de setembro, quando será realizado o Desfile Farroupilha na Marechal Floriano

122 0

Chama crioula e café na semana farroupilha no 20 de setembro (77) (Copy)Será aberta oficialmente nesta quinta-feira a Semana Farroupilha. O evento ocorre no Centro Histórico a partir das 18h, quando será aceso o candeeiro da Chama Crioula. Além disso, também será entregue a premiação do Concurso de Vitrines, que é promovido pelo Sindilojas Missões. Em caso de chuva a solenidade será transferida para o Teatro Municipal Antônio Sepp.
Neste ano, as atividades tem como tema o “tropeirismo” e durante sete dias, entidades tradicionalistas irão realizar uma série de eventos que remetem a cultura gauchesca. A Semana Farroupilha será encerrada no domingo, dia 20, quando ocorre o Desfile Tradicionalista. O início das atividades está previsto para às 8h30min e deve contar com a participação de quase 500 tradicionalistas. Após, será realizada a solenidade de encerramento da Semana Farroupilha, na Praça Leônidas Ribas.
Neste ano, a Presidente da Comissão é a professora Enida Teresinha Lange Sallet, Coordenadora Regional de Educação. Enida afirma que a importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro em seu devido lugar de destaque, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista.

Chama Crioula chegou no domingo
A Chama Crioula foi recebida no domingo, dia 9 por tradicionalistas e autoridades, no quartel do sétimo Rpmon. Um grupo de cem tradicionalistas trouxe a Chama de São Pedro do Butiá, durante a Cavalgada da Chama Crioula, que neste ano foi coordenada pelo CTG Tio Bilia.
A Chama foi repassada ao Prefeito Jacques Barbosa, que após solenidade, procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, que permanecerá na sede do 7RPMon até amanhã.
Os Festejos Farroupilhas em Santo Ângelo são organizados por uma comissão, composta pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Presidente das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo e 3ª Região Tradicionalista, juntamente com as entidades tradicionalistas.

 

Neste artigo

Participe da conversa