Semana Cultural segue com visita à Aldeia Yakã Ju e concurso de fotografias

As atividades fazem parte da programação da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, que foi aberta oficialmente no ultimo sábado, dia 4.

51 0

Aldeia 01A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo uma visita guiada para conhecer a Aldeia Aldeia Yakã Ju nesta quinta-feira. As atividades fazem parte da programação da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, que foi aberta oficialmente no ultimo sábado, dia 4. A Visita guiada terá início às 14h30 e as inscrições para participar devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.
Além da Visita Guiada, nesta quarta-feira a partir das 14h acontece o Lançamento do 5ª Concurso Amador de Fotografia, no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado. Após o lançamento do concurso, será realizada oficina e passeio guiado pela Arquiteta Fiama Piltz, que apresentará os edifícios históricos do Centro de Santo Ângelo.

Abertura oficial
A 26ª edição da Semana Cultural de Santo Ângelo foi aberta, oficialmente, no sábado, dia 4, no auditório do Centro de Cultura, pelo Prefeito Municipal, Jacques Barbosa. Durante a solenidade de abertura, os presentes ouviram a manifestação do Patrono desta edição da Semana Cultural, Osmar Veronese, sobre a importância da Cultura na vida das pessoas. Ele relatou a alegria de ser escolhido como patrono. Veronese também recebeu das mãos do Prefeito e da Secretária de Cultura um certificado de agradecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura santo-angelense.
Já a Secretaria, Neusa Cavalheiro, explanou o foco desta edição os motivos que os levaram à escolha do patrono. “Nesta edição da Semana Cultural enfocamos na preservação da memória e do patrimônio cultural local. Estamos contanto a história de Santo Ângelo, em todas as suas fases, em diferentes espaços culturais e rememorando as contribuições de diversos grupos sociais para o desenvolvimento da cidade”.

Programação da semana cultural – DIAS 8, 9 e 10

8 de agosto (Quarta-Feira)
9h – EXPOSIÇÃO DE EXPRESSÃO GRÁFICA
Exposição dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo, da URI -Campus Santo Ângelo realizados nas aulas de Expressão Gráfica I, orientado pela Prof. Claudete Boff. LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado (Rua Antunes Ribas, s/nº – esquina com a Rua Antônio Manoel).

14h – 5º CONCURSO AMADOR DE FOTOGRAFIAS
Lançamento do 5º Concurso Amador de Fotografias de Santo Ângelo, com oficina e passeio guiado pela Arquiteta Fiama Piltz pelos edifícios históricos do centro da cidade. LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e Centro Histórico de Santo Ângelo.

16h – SEMINÁRIO “EDUCAR PARA PRESERVAR: O PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTO ÂNGELO”
Palestrantes: Thalis Garcia (Arqueóloga), Amílcar Guidolim (Historiador) e Juliane Timm (Arquiteta).LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
9 de agosto (Quinta-Feira)
14h – JOGOS CULTURAIS
Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto. LOCAL: Colégio Marista Santo Ângelo (Avenida Venâncio Aires, 971).

14h30min – CONHECENDO A ALDEIA YAKÃ JU
Visita guiada com apresentação artística na Aldeia Guarani, de Santo Ângelo. LOCAL: Ressaca da Buriti
*As inscrições para a visita devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

10 de agosto (Sexta-Feira)
8h – JOGOS CULTURAIS
Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto. LOCAL: Colégio Estadual Onofre Pires (Rua Bento Gonçalves, 841).
14h30min – PATRIMÔNIO AO VIVO E OFICINA DE CERÂMICA
Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq). LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).

18h – OFICINA DE DANÇAS URBANAS
Oficina gratuita de Danças Urbanas, ministrada por John Junior. Serão disponibilizadas 15 vagas. LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).*Inscrições devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

18h – SEXTA CRIOULA NO GTF CORONEL APARÍCIO BORGES
Jantar, com apresentações artísticas, em homenagem ao Dia dos Pais.LOCAL: Casa da Etnia Polonesa, no Parque da Fenamilho (RS 344, Km 55

Neste artigo

Participe da conversa