Semana Cultural é oficialmente aberta

Abertura oficial da 27ª edição foi no dia em que a Redução de Santo Ângelo Custódio completou 313 anos de fundação. Programação segue até o dia 18.

191 0

A 27ª Semana Cultural de Santo Ângelo iniciou sua programação no sábado, 10, e segue até o próximo domingo, dia 18, com uma série de eventos voltados à área da cultura. A abertura oficial foi no início da noite de segunda-feira, dia 12, em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Cultura, trazendo nesta edição o tema “Imersão nas artes cênicas” elevando o cinema, o teatro e a dança, e tendo com patronesse a professora Janise Adams, homenageada pelo Governo Municipal e pelos integrantes da ONG Parceiros do Bem, entidade que a agraciada preside.
O ato também marcou a abertura das inscrições para o 6º Concurso Amador de Fotografias que neste ano traz o tema “Encontros e desencontros do meu viver”, com o objetivo de retratar momentos rotineiros (almoço em família, compras no supermercado, situações de ângulos, estilos, e épocas diferentes pelo olhar fotográfico). As imagens devem ser inéditas e retratadas em Santo Ângelo.
A secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, assinalou que o dia 12 de agosto marcou os 313 anos de fundação da redução de Santo Ângelo Custódio, em 1706, pelo padre belga Diogo Haze, da Companhia de Jesus. Santo Ângelo Custódio foi à última das reduções construídas no ciclo missioneiro. Em sua manifestação, Neusa ressaltou a evolução dos investimentos na área cultural de Santo Ângelo que tem proporcionado avanços no setor, levando as diferentes manifestações artísticas e culturais mais próximas da população.
Ao declarar aberta oficialmente a 27ª Semana Cultural, o prefeito Jacques Barbosa, lembrou os investimentos e as ações do Governo Municipal para garantir o acesso da comunidade santo-angelense às expressões da arte na valorização do acervo cultural de Santo Ângelo.
Entre as ações, o prefeito destacou a extensão do funcionamento do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e do Memorial à Coluna Prestes aos finais de semana, facilitando o acesso de turistas e das famílias trabalhadores de Santo Ângelo; a valorização da história com os museus instalados na Atafona e mais recentemente no Distrito Sossego; e os eventos culturais incentivados pelo Governo Municipal como Festival Internacional de Teatro, o Canto Missioneiro, o Festival Santo Ângelo em Dança, a Feira do Livro e outros eventos que colocam o município como referência regional na área da cultura e que repercutem na economia local.

PATRONESSE

Escolhida como patronesse desta 27ª Semana Cultural, a professora Janise Adams foi alvo de muitas homenagens pelo Governo Municipal e pelos integrantes da ONG Parceiros do Bem, organização voltada às manifestações culturais a qual preside desde 2014.
Emocionada com a indicação de patronesse e com as homenagens prestadas, Janise agradeceu pela escolha de seu nome e lembrou que em 2014, juntamente com um grupo de amigos, fundou a ONG Parceiros do Bem, oferecendo danças urbanas, balé, dança contemporânea, teatro, capoeira e futebol de campo nos gêneros masculino e feminino.

Abertura da Semana Cultural-foto fernando gomes (Copy) Abertura da Semana Cultural-foto fernando gomess (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa