Santo-angelenses na final do Enart

A 34ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha é realizado em Santa Cruz do Sul neste final de semana, reúne tradicionalistas de todo o Estado e...

725 0

Santo-angelenses demonstram na final do ENART – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, o amor pela arte e tradição do Rio Grande do Sul. Representam a cidade 61 pessoas, na modalidade de grupo Danças Tradicionais Força B e individual na Gaita Botão até 8 Baixos, Gaita Botão mais de 8 Baixos, Gaita Piano e na Chula. São trabalhos de dança e música desenvolvidos no GDF Os Farroupilhas, CTG 20 de Setembro e CTG Tio Bilia.

A fase final do evento inicia hoje, dia 15, e segue até domingo, 17. No mês de setembro Santo Ângelo recebeu mais de três mil tradicionalistas que vieram participar e prestigiar a segunda fase da Inter-Regional.

Os representantes classificados de Santo Ângelo nesta fase foram: os grupos de danças do CTG 20 de Setembro e do GDF Os Farroupilhas; na Chula Leonardo de Lima Maison (GDF Os Farroupilhas) e Emerson Taborda Brum (CTG Tio Bilia); Gaita Botão até 8 Baixos Daniel Muller Forrati (CTG Tio Bilia); Gaita Botão mais de 8 Baixos Daniel Muller Forrati (CTG Tio Bilia) e Gaita Piano Lorenzo Antônio Rossini (CTG 20 de Setembro).

O GDF Os Farroupilhas e o CTG 20 de Setembro competem na Força B com mais 38 grupos divididos em cinco blocos. De acordo com informações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), as eliminatórias para as Danças Tradicionais do bloco 4, no qual, participa o  GDF Os Farroupilhas inicia no sábado, dia 16, às 17h15min. Já o bloco 5, do CTG 20 de Setembro será a partir das 20 horas. Nas Danças Tradicionais Força B – classificam-se 20 grupos para a final no domingo, dia 17.

O CTG 20 de Setembro leva para Santa Cruz do Sul mais de 30 dançarinos coordenados por Antônio Dario Basso. Segundo a prenda, Lara Cristina dos Santos, a reta final de ensaios foi intensa, sendo realizados até quatro vezes por semana, para concretizar o sonho do grupo formado neste ano de dançar a final do ENART em Santa Cruz do Sul.

“O sentimento de chegar até a final é indescritível, parece que ficha ainda não caiu, acho que ela só vai cair quando eu colocar meu pé dentro do tablado do ENART no sábado de noite, olhar para o meu grupo e ver que a gente chegou até aqui juntos. Nós temos uma frase que nos resume que é ‘somos e seremos superação’ chegar até a final é uma superação”, explicou Lara.

A invernada adulta do  GDF Os Farroupilhas é formada por 26 jovens, de acordo com a coordenadora, Patrícia Herter, o grupo foi formado em maio desse ano, com ensaios três vezes por semana, das 22h30min até às 2 horas. “Maioria do grupo trabalha e estuda, mas dão o seu máximo, para demostrar o amor que tem pela dança”, disse.

Para quem quiser acompanhar de casa, o site Eco da Tradição irá realizar a transmissão.

WhatsApp Image 2019-11-13 at 15.05.56 (Copy)

 

WhatsApp Image 2019-11-14 at 09.00.28 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa