Santo-angelenses conquistam troféus no ENART

Representantes de Santo Ângelo da gaita ponto, da dança tradicional gaúcha (força B), grupo musical de invernada e da chula são reconhecidos com troféus no ENART 2019 ao...

346 0

Daniel Müller Forrati do CTG Tio Bilia (gaita de botão) e o Conjunto Musical de invernada do CTG Vinte de Setembro foram destaque na final do ENART 2019, além do troféu de classificação para a final estadual realizada no domingo, dia 17, acumularam troféus por conquistarem posições entre os três melhores colocados em suas categorias.

Participaram ainda do Enart 2019, Leonardo Maison (GDF) que competiu na chula e classificou-se para a final conquistando a 10ª colocação. Nas danças tradicionais, força B, a invernada adulta do CTG 20 de Setembro e do GDF Os Farroupilhas; ambos foram classificadas para a grande final ocorrida no domingo, e o GDF – Os Farroupilhas ficou na 13º colocação e o Vinte de Setembro em 14º.

A patronagem do CTG Tio Bilia declarou nas redes sociais da entidade que estão todos orgulhosos e felizes com a conquista de Daniel Müller Forrati considerado pelos companheiros tradicionalistas o “Canhotinho de Ouro”, “Gaiteiro de Ouro”. “O talento só não é maior que tua humildade, simplicidade e alegria em fazer o que tu gostas”, explicita a publicação.

A coordenadora de dança da invernada adulta do GDF – Os Farroupilhas, Patrícia Herter, esclarece que participaram 40 grupos de dança no sábado, e apenas 20 se classificaram para a grande final no domingo. “Somos o 13° do estado pela força B, para um grupo que se formou em maio desde ano, a colocação foi recompensadora. Todos mereceram” afirmou a tradicionalista. Patrícia também agradeceu pelo trabalho dos instrutores Luizinho e Fernanda Vasconcellos, destacou ainda o apoio incondicional da patroa Sandra Grasel.

O ENART é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e é considerado o maior evento de arte amadora da América Latina. Nos dias 15, 16 e 17, cerca de 40 mil pessoas de todo o estado passaram pelo parque de exposições da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, para conferir e participar das apresentações.

Foram 23 modalidades espalhadas em 10 palcos. No palco principal, onde ocorreram as Danças Tradicionais da Força “A”, a lotação de 5 mil pessoas aconteceu diversas vezes. Por ali passaram 40 grupos no sábado, passando 20 para a final. Na noite de domingo foram conhecidos os ganhadores.

O CTG Tiarayú de Porto Alegre, 1ª Região Tradicionalista foi o grande campeão na força “A”, com o tema baseado no botânico e viajante francês que visitou o Rio Grande do Sul em 1822, August Sant-hilaire, e levantou o público.

“Foi um grande ENART! Primeiro o tempo ajudou as pessoas que estavam no parque. Tudo o que foi planejado, em termos de horário, foi cumprido. As comissões avaliadoras foram incansáveis. Fizeram um trabalho excelente, refletindo o trabalho da equipe técnica do Movimento e da vice-presidência artística. Terminamos com serenidade, tranquilidade e harmonia” comemorou o presidente do MTG Nairo Callegaro.

Daniel Müller Forrati
Daniel Müller Forrati
Invernada Adulta do CTG 20 de Setembro
Invernada Adulta do CTG 20 de Setembro
Invernada Adulta do GDF Os Farroupilhas
Invernada Adulta do GDF Os Farroupilhas
Patrícia Herter (coordenadora) e Sandra Grasel (patroa)
Patrícia Herter (coordenadora) e Sandra Grasel (patroa)
Neste artigo

Participe da conversa