Oficinas de canto, vídeo e uso de máscaras

O Projeto “Comida e Arte” da Turma do Dionísio oportuniza a iniciação em canto, produção de vídeo e uso de máscaras em espetáculos cênicos

203 0

Turma do Dionísio Comida e Arte (2) (Copy)Três oficinas gratuitas são ofertadas nesta semana com ênfase na expressão artística em Santo Ângelo: A “Oficina de Canto”, “O Uso de Máscaras em Espetáculos Cênicos” e a Oficina de Vídeo. A oportunidade faz parte do projeto “Comida e Arte” do Grupo de Teatro a Turma do Dionísio e tem a coordenação de Maristela Marasca e Jerson Fontana.
O Projeto Comida e Arte visa popularizar e estimular o acesso a espetáculos teatrais e está sendo executado em duas partes, na primeira delas, cerca de 1200 pessoas já assistiram à peça teatral: “As Peripécias de Juju e Chimia”. Destinado aos públicos de diferentes condições sociais e culturais. O projeto prevê ainda a realização das oficianas gratuitas com iniciação musical, vídeo e uso de mascaras, todas elas ministradas no Centro Municipal de Cultura.
O Projeto Comida e Arte integra as atividades do Concurso “Pró-Cultura Aproximando Culturas”, promovido pelo Pró-Cultura RS, Fundo Municipal de Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Santo Ângelo e o grupo “A Turma do Dionísio” tem recebido diversos convites para apresentá-lo em outras cidades do Estado.

As oficinas
“O Uso de Máscaras em Espetáculo Cênicos” foi a primeira oficina ministrada nesta segunda fase do projeto, concluída na segunda-feira, dia 25 foi conduzida pelos atores Maristela Marasca e Jerson Fontana, a dupla conta com 33 anos de experiência de palco.
Na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, será realizada a Oficina de Canto. Ministrada no Centro Municipal de Cultura, entre às 19h30min e 22h30min por Letícia Maria Sausen. Letícia tem formação em educação musical e canto, estudou na Universidade Federal de Santa Maria e possui vasta experiência como professora de canto, de técnica vocal e em regência de corais.
No dia 30 de março, à tarde, das 13h30min às 16h30min, acontece a Oficina de Vídeo, coordenada por Fábio da Costa Petry, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unijuí.
As inscrições para as oficinas são gratuitas. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: teatro@aturmadodionisio.com.br ou pelo fone/whats: (55) 9 9969-1959.

A primeira etapa do projeto
O espetáculo As Peripécias de Juju e Chimia é uma história de humor e confusões, destinada ao público em geral. Para se aproximar do público os artistas se utilizam de diversas linguagens artísticas (palhaços, músicas, bonecos e máscaras). Foram realizadas apresentações da peça “As Peripécias de Juju e Chimia” nos bairros de Santo Ângelo, Dido, Aliança, São Carlos e Piratini.
Juju e Chimia mostram em cena os desafios de dois palhaços em busca de uma vida saudável e de amizade. A peça Após as apresentações, foi exibido o vídeo “Um Jantar Romântico”, especialmente criado para o projeto, dirigido pelo jornalista e publicitário Fábio da Costa Petry com assistência de direção de Taís Machado. O público também participou de uma conversa sobre o processo de criação dos personagens e as diversas linguagens cênicas utilizadas no espetáculo.
As atividades contaram com os seguintes parceiros: Escola Municipal Sagrada Família, Escola E. Catarina Lepori, Escola Municipal Liberato Salzano da Cunha, Escola Estadual Abílio Lautert e Escola E. Dr. Augusto Nascimento e Silva. As atividades foram realizadas para estudantes, professores, pais e demais pessoas das comunidades. Mais informações sobre o Projeto podem ser acessadas na página do facebook Projeto Comida e Arte.

A Turma do Dionísio

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio foi fundado em 1986, em Santo Ângelo – RS e realizou 2.350 apresentações, para 650 mil espectadores no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia, Ucrânia e Itália.

Turma do Dionísio - Divulgacao Peripecias 033 (2) (Copy)

Turma do Dionísio - Divulgacao Peripecias 033 (3) (Copy)

Turma do Dionísio 2 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa