“O Mundo da Terapia Através da Arte”

A arteterapia no ponto de vista da fotógrafa santo-angelense, Eduarda Johann Scholl, ganha evidência com uma exposição itinerante que permanece aberta ao público até o dia 14 no...

101 0

Eduarda Johann Scholl (2) (Copy)A exposição fotográfica “O Mundo da Terapia Através da Arte” da fotógrafa Eduarda Johann Scholl está aberta a visitação pública até o dia 14 deste mês, no Hall do Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo. As fotos expostas foram impressas em lona telada e revelam detalhes da rotina de pessoas que buscam em atividades artísticas uma ocupação terapêutica.
A exposição de Eduarda Scholl é uma espécie de provocação ao visitante, na opinião desta jovem fotógrafa, as imagens mostram detalhes que remetem ao valor da prática artística como ferramenta de libertação emocional. Ela confessa a simpatia pessoal que possui pela arte expressa na pintura e no desenho, reconhecendo o potencial desta prática como terapia ocupacional e a exposição alia sua formação profissional ao gosto pela arte focada na terapia.
Para realizar este documentário fotográfico Eduarda fez pesquisas sobre o assunto, estudos de casos e visitou locais onde são realizadas atividades de terapia ocupacional. Nas fotos expostas o visitante vai encontrar cenas captadas na Escola da Apae, no Cras Sepé, Núcleo Comunitário do Bairro Olavo Reis e também na cidade catarinense de Itajaí, na Associação de Amparo as pessoas com câncer.
Eduarda Johann Scholl é formada em fotografia pela Univali de Itajaí, mas além da qualificação na área da fotografia, esta jovem santo-angelense acredita que a prática do desenho, da pintura e da própria fotografia pode ser utilizadas para realização de diagnósticos psicológicos e até na busca do autoconhecimento.

Neste artigo

Participe da conversa