Nostalgia nos trilhos

A Maria Fumaça de Natal que esteve em Santo Ângelo nesta semana despertou a nostalgia dos santo-angelenses e trouxe uma “bitruca” para o projeto Trem da História. na...

107 0

Trem (Copy) (Copy)A Maria Fumaça de Natal chegou na noite da terça-feira, dia 4 em Santo Ângelo e despertou a nostalgia do santo-angelenses, que relembraram a época em que os trens de passageiros ainda andavam sobre os trilhos missioneiros. Além disso, quem não viveu a época, teve a possibilidade de conhecer uma Maria fumaça, que foi construída na década de 1950 nos Estados Unidos e restaurada em 2017 para o Programa Natal nos Trilhos.
A locomotiva, composta por nove vagões e ornamentada com símbolos natalinos chegou à antiga estação ferroviária do Bairro São Pedro, com cerca de três horas de atraso. Mesmo assim, a comunidade aplaudiu a chegada do trem, que parou na estação por volta das 22h47min.
No desembarque da Maria Fumaça, as autoridades e representantes da Rumo Logística fizeram a entrega simbólica de uma bitruca. A locomotiva de pequena potência cedida pela Rumo, chegou a Santo Ângelo na tarde desta quarta-feira, dia 05, e será encaminhada a Ijuí nos próximos dias, onde será preparada para o início do Projeto Trem da História. O projeto prevê passeios de trem, refazendo o itinerário entre Santo Ângelo e Ijuí.

Reunião debateu o projeto
Uma reunião na última quarta-feira, dia 5, debateu a viabilidade e as ações necessárias para implantar o “Trem da História”. A reunião foi pautada pelos trâmites envoltos do Termo de Cooperação entre os municípios de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí, Ministério Público Federal e a concessionária da rede ferroviária no Rio Grande do Sul. O documento tem como objetivo formalizar a parceria entre os governos municipais, no que diz respeito ao processo de Revitalização Ferroviária na Região das Missões, com a implantação do Projeto Trem da História, criando um novo produto voltado ao setor turístico cultural.
A reunião contou com a participação do procurador da República, Osmar Veronese, prefeito em exercício, Everaldo Oliveira, dos prefeitos de Catuípe, Joelson Baroni e de Ijuí, Valdir Heck; da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Sérgio Augusto Corrêa; Carmen Maron e Giana Custódio, representantes da empresa Rumo Logística, e do vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF –, Marlon Ilg, e do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi.

entrega bitruca

Neste artigo

Participe da conversa