Maria Fumaça chegará amanhã em Santo Ângelo

Na terça, dia 4 de dezembro, a partir das 19h30min, na antiga Estação Ferroviária, localizada no Bairro São Pedro, será realizada uma solenidade de recepção para a Maria...

361 0

Maria Fumaça da Rumo (Copy)A Capital das Missões recebe amanhã, uma Maria Fumaça de Natal. A iniciativa faz parte do projeto “Nos Trilhos do Natal”, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF –, patrocinado pela Empresa Rumo Logística e entidades parceiras do Governo de Santo Ângelo, na implantação de projetos culturais.
Na terça, dia 4 de dezembro, a partir das 19h30min, na antiga Estação Ferroviária, localizada no Bairro São Pedro, será realizada uma solenidade de recepção para a Maria Fumaça de Natal. Posterior ao ato solene, o músico Noli Moreira fará uma apresentação com intervenções culturais. Já na quarta-feira, dia 05, quem se apresenta é o grupo musical Gravetos Missioneiros.
A secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, ressaltou que a chegada da Maria Fumaça é muito importante para o município, tendo em vista que poucas cidades gaúchas receberão a passagem da máquina. “Poucas cidades vão ser contempladas pelo projeto que, rememora a história ferroviária, faz uma homenagem significativa ao espírito e desenvolve o turismo nas Missões. A comunidade santo-angelense está convidada para prestigiar”, falou Neusa.
O projeto é financiado pela Lei Rouanet, com a Maria Fumaça Mallet 204, uma locomotiva restaurada dos anos 1950 pela ABPF, e coordenada pela empresa Rumo Logística. A máquina fará um roteiro turístico por várias cidades dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como objetivo, cativar a comunidade a cultivar a história ferroviária. Além das empresas supervisoras, a atividade natalina tem o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria da Cultura, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Habitação, Associação de Guias Turísticos das Missões, Assetrasa, RGE, Associação de Moradores do Bairro São Pedro, e Ministério Público Federal, por intermédio do Procurador Osmar Veronese.

Neste artigo

Participe da conversa