Integração étnica por meio do folclore

Mostra Regional de Folclore Étnico terá inicio na próxima sexta-feira e segue até o domingo com eventos que tem como objetivo, resgatar o folclore étnico dos colonizadores da...

83 0

EtniasO público de Santo Ângelo poderá conferir a partir da sexta-feira, dia 6, a Mostra Regional de Folclore Étnico – apresentado pela União das Etnias de Ijuí (UET).
A mostra tem como objetivo, integrar os municípios e resgatar o folclore étnico dos colonizadores da região, tendo em vista que aproximadamente 35 etnias distintas, deram sua contribuição na formação cultural do Estado, oportunizando que a comunidade regional aproxime-se com os povos coloniadores.
Na programação, que será apresentada durante três dias em locais como a Praça Pinheiro Machado e o Centro de Cultura (confira a tabela abaixo), serão feitas apresentações folclóricas, oficinas culturais e exposição de fotografias étnica, todas abertas ao público.
No primeiro dia ocorrerá a abertura da Mostra e a apresentação de 10 grupos folclóricos. Já no segundo dia serão desenvolvidas oficinas culturais e exposição de fotografias étnicas. No último dia, acontece apresentação de outros 10 grupos folclóricos e encerramento da Mostra.
As apresentações serão pautadas no folclore de cada grupo convidado e as oficinas terão base no folclore, usos e costumes, gastronomia, história e artesanato. Todas as atividades propostas pelo projeto serão gratuitas e terão ações focadas na plena acessibilidade e inclusão social.
A Mostra Regional de Folclore Étnico é um evento do “Pró-cultura RS FAC Regional”, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Neste artigo

Participe da conversa