Dos resíduos sólidos ao blues

Neste domingo, dia 07, no Brique da Praça Rodrigo Santos expõe suas criações e tocará ao lado do Argentino de Mar Del Plata, Charlie Coll, denominado o “Príncipe...

451 0

Rodrigo Santos usa embalagens descartadas, bandejas metálicas velhas, restos de guarda-roupas, galhos de árvores e todo tipo de resíduos sólidos encontrados no lixo para confeccionar guitarras que misturam dois instrumentos: Cigar Box Guitar e o Lepstil. Neste domingo, dia 07, no Brique da Praça ele expõe suas criações e tocará ao lado do Argentino de Mar Del Plata, Charlie Coll, denominado o “Príncipe do Blues”. O show inicia tradicionalmente às 11h.

Slides guitar - Rodrigo Santos (Copy)

Uma calota de automóvel, uma caixa de fruta ou simplesmente madeira de demolição ganham novas formas e uma utilidade bem específica, produzir música. Rodrigo Santos se apaixonou pela arte de confeccionar guitarras artesanais e desenvolveu o projeto “RecliArtes Slides Guitar” o resultado tem sonoridade e aparência bem original.

Além de expor suas guitarras no Brique da Praça, Rodrigo Santos também mostrará a sonoridade do instrumento, pois foi convidado a participar do show do “bluseiro” argentino Charlie Coll.
As guitarras possuem três ou quarto cordas afinadas em tom de sol aberto (ou na nota mais conveniente ao propósito da melodia). Quando tocadas soltas as cordas produzem o som de um acorde. Com o auxílio de um slides, (dispositivo metálico posto nos dedos médio, anular, mínimo ou indicador) o músico desliza pelo braço da guitarra, que não possui trastes, e produz um manhoso e sentimental timbre característico do blues mais primitivo, original do início do século XX, quando os negros americanos cantavam canções melancólicas com temas ligados ao trabalho e suas rotinas.

Slides Guitar - ReciclArt (4) (Copy)

Rodrigo está concluindo o curso de biologia, é músico e instrutor de marcenaria em projetos sociais, a reunião destas três áreas, contribui para o foco do projeto ReciclArt que demonstra vocação para democratizar o acesso a música, pois demonstra que é possível construir um instrumento usando a criatividade e materiais facilmente encontrados no lixo.

Neste artigo

Participe da conversa