“Dia Internacional do Livro Infantil”

Na próxima segunda-feira, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro Infantil. Na Biblioteca Municipal Policarpo Gay existe um espaço exclusivo para este tipo de...

132 0

Biblioteca Pública (Copy)Em abril temos duas datas para celebrar a literatura infantil. Na próxima segunda-feira, dia 2, é o Dia Internacional do Livro Infantil e no dia 18, o “Dia Nacional do Livro Infantil”. A Biblioteca Municipal Policarpo Gay de Santo Ângelo mantém uma sala exclusiva para receber crianças e jovens e mantém um acervo atualizado com este tipo de literatura.
O espaço é frequentado diariamente, tanto por crianças acompanhadas dos pais, quanto de professores. A bibliotecária Fernanda Paz, periodicamente, faz consulta com os jovens leitores e adquire obras do interesse deste público. A cada mês são adquiridos 10 novos livros para a biblioteca, possibilidade de aquisição intercalada com outros tipos de literatura.
Fernanda observa que os professores da rede particular incentivam mais a frequência naquele espaço, destacando como exemplo a Escola Sesc de Educação Infantil o “Sesquinho”, ela conta que os alunos desta escola já tem uma frequência sistematizada incentivada pelos professores. A bibliotecária destaca que os pais também levam os filhos na biblioteca e este espaço é tão requisitado, quanto o espaço para a literatura adulta.

Hans Christian Andersen
Vamos saber um pouco mais sobre o “Dia Internacional do Livro Infantil” que é comemorado em 02 de abril. É uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Ele não foi o primeiro a escrever um livro infantil, mas teve a iniciativa de adaptar fábulas conhecidas para uma linguagem apropriada para as crianças, ele tinha a intensão de transmitir, por meio de histórias antigas, moral e valores. A ideia deu certo e incentivou o habito de leitura dos pequenos.
Dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

Neste artigo

Participe da conversa