“Colhendo Memórias Rurais Italianas”

Escola do interior de Santo Ângelo reúne acervo de equipamentos e utensílios e promove o resgate histórico dos moradores do Distrito Sossego. Os objetos revelam costumes e hábitos...

749 0

Escola do interior de Santo Ângelo reúne acervo de equipamentos e utensílios e promove o resgate histórico dos moradores do Distrito Sossego. Os objetos revelam costumes e hábitos e consequentemente o modo de vida dos antepassados.

Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego - Foto Marcos Demeneghi
Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego – Foto Marcos Demeneghi

Foi criado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida um espaço específico para expor estes objetos. A inauguração foi em 2019 e recebeu o nome “Colhendo Memórias Rurais Italianas”.

São ferramentas, utensílios domésticos e instrumentos em geral que preservam a memória e colaboram na consciência cultural dos alunos. A diretora Débora Mota afirma que somos, o que somos, por influência de nossos antepassados e neste sentido considera fundamental este trabalho de resgate histórico.

Um dos idealizadores do projeto é Oswaldino José Lucca, que é natural daquela região da cidade e está, em conjunto com a direção da instituição, garimpando peças para o museu. A ideia é ampliar a amostra e criar uma cobertura para equipamentos e veículos utilizados no transporte dos moradores e no cultivo da terra, como carroças, charretes, arados, plantadeiras, entre outros.

Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego (8) (Copy) Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego (12) (Copy) Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego (31) (Copy) Museu da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida do Distrito Sossego (15) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa