Chama Crioula é acesa e inicia a Semana Farroupilha

A abertura da Semana Farroupilha em Santo Ângelo foi marcada pela chegada da Chama Crioula na Praça Pinheiro Machado.

363 0

Cavalarianos liderados pela Associação de Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa) trouxeram uma centelha do fogo que estava guardada no quartel do 7º Regimento de Polícia Montada RPMom, representantes de cada entidade tradicionalista que participou deste ato simbólico ocorrido às 18 horas da última sexta-feira, dia 13, na praça Pinheiro Machado em Santo Ângelo, levaram uma centelha do fogo para suas sedes.

Concurso de Vitrines

Durante a abertura também foram anunciados os vencedores da 4ª edição do Concurso de Vitrines da Semana Farroupilha. Atividade coordenada pelo Sindilojas Missões que cumpre a finalidade de estimular a cultura gaúcha envolvendo os lojistas no espírito farroupilha. O Concurso tem o apoio da Associação de Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa) e CTGs e neste ano tinha como tema de inspiração “Vida e Obra de Paixão Cortes”.
Os ganhadores do 1º ao 5º lugar receberam troféus e mais quatro ingressos para jantar-baile nas entidades tradicionalistas. Os demais participantes concorrem a sorteios para café campeiro em uma entidade tradicionalista. Os vencedores foram: 1º lugar: Vencal Calçados, 2º lugar: lugar Javi Uniformes, 3º lugar: lugar MB Lojas, 4º lugar: lugar Casa do Gaúcho e 5º lugar: lugar Protemax.
No sábado, dia 14, cada entidade realizou atividades voltadas para a preservação e valorização da tradição gaúcha, são realizados cafés campeiros, almoços e jantares, apresentações artísticas como danças de salão, entrevero de gaiteiros, oficinas, shows, bailes, entre outras atrações e atividades.

DESFILE DE 20 DE SETEMBRO
No município, sete Centros de Tradições Gaúchas (CTG) estão programados para o desfile temático: CTG 20 de Setembro “Família e Vida Profissional – Paixão Cortes, sua ligação com a agricultura; CTG os Legalistas “A música por Paixão Cortes – Paixão Cortes – Folclorista”; CTG A Volta dos Farrapos “Laçador”; GDF Os Farroupilhas “Grupo dois Oito – Fundou o primeiro Centro de Tradições Gaúchas – Acampamento Farroupilha”; CTG A Voz dos Pampas “Candeeiro crioulo e o primeiro baile gauchesco”; GTF Cel. Aparício Borges “Introduziu os hábitos como tomar chimarrão/vestir bombacha/ usar poncho – Relação entre a Brigada Militar e o MTG (por Paixão Cortes); e CTG Tio Bilia “Danças Tradicionais – O Contador de Histórias”.
A ordem do desfile dos Cavalarianos ficou estabelecida da seguinte forma: CTG 20 de Setembro; CTG Os Legalistas; CTG A Volta dos Farrapos; Piquete Herdeiros da Tradição; GDF Os Farroupilhas; CTG A Voz dos Pampas; GTF Cel. Aparício Borges; GF Madrugada do Rio Grande; CTG Tio Bilia; Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos; e Clube do Laço de Santo Ângelo.

Chegada da chama crioula 2019 (4) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa