Cavalo: Um símbolo do tradicionalismo

Para participar do Desfile Farroupilha o cavalo deve possuir toda documentação necessária com comprovação de exames e vacinas

447 0

Um dos principais símbolos da cultura gaúcha e do tradicionalismo é o cavalo. Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e adeptos da cultura aproveitam o mês de setembro para realizarem as tradicionais cavalgadas e também o Desfile Farroupilha. No município de Santo Ângelo está programada, para este mês, a chegada da Chama Crioula e também um desfile na Rua Marechal Floriano, em ambos os eventos o cavalo é o companheiro inseparável dos gaúchos.
O desfile será no feriado de 20 de setembro com início às 8h30min e a chegada da Chama Crioula é neste domingo, dia 8, às 10h45min, no Quartel da Brigada Militar – 7º RPMon. O lançamento e abertura da Semana Farroupilha será no dia 13, às 18 horas, na Praça Pinheiro Machado.

PARTICIPAÇÃO DOS CAVALOS NO DESFILE FARROUPILHA
Para que aconteça a participação dos Cavalarianos no desfile é necessário que os cavalos recebam cuidados especiais. Para isso, é preciso que o proprietário do animal vá até a Inspetoria de Defesa Agropecuária para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Para que seja realizada a emissão da GTA, é necessária a apresentação dos exames de Mormo e de Anemia infecciosa, que têm validade de 180 dias, e a vacina da Influenza, que tem validade de 365 dias.
Alguns anos atrás o Rio Grande do Sul enfrentou um surto de mormo em diversas localidades. A doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria, pode atingir homens e equídeos.
A transmissão da doença pode ocorrer por meio de alimentos, bebedouros, cochos e até por equipamento de montaria. Por isso, é recomendado que o animal com suspeita da doença fique em quarentena, longe de outros animais para evitar o contágio até que seja comprovado por exame se está ou não contaminado.
Não existem tratamentos nem vacinas eficazes contra o mormo, assim, é recomendado que o criador participe apenas de eventos que tenham controle e exijam o exame negativo do mormo e não frequente regiões que tenham foco da doença.

DESFILE EM SANTO ÂNGELO

No município, sete Centros de Tradições Gaúchas (CTG) estão programados para o desfile temático: CTG 20 de Setembro “Família e Vida Profissional – Paixão Cortes, sua ligação com a agricultura; CTG os Legalistas “A música por Paixão Cortes – Paixão Cortes – Folclorista”; CTG A Volta dos Farrapos “Laçador”; GDF Os Farroupilhas “Grupo dois Oito – Fundou o primeiro Centro de Tradições Gaúchas – Acampamento Farroupilha”; CTG A Voz dos Pampas “Candeeiro crioulo e o primeiro baile gauchesco”; GTF Cel. Aparício Borges “Introduziu os hábitos como tomar chimarrão/vestir bombacha/ usar poncho – Relação entre a Brigada Militar e o MTG (por Paixão Cortes); e CTG Tio Bilia “Danças Tradicionais – O Contador de Histórias”.
A ordem do desfile dos Cavalarianos ficou estabelecida da seguinte forma: CTG 20 de Setembro; CTG Os Legalistas; CTG A Volta dos Farrapos; Piquete Herdeiros da Tradição; GDF Os Farroupilhas; CTG A Voz dos Pampas; GTF Cel. Aparício Borges; GF Madrugada do Rio Grande; CTG Tio Bilia; Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos; e Clube do Laço de Santo Ângelo.

desfile (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa