As viagens do “Trem das Missões” foram canceladas em 2020

Os passeios foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no entanto, a operadora das viagens com a Maria Fumaça considera inviável a realiza-los neste ano

234 0

As viagens do projeto “Trem das Missões” previstas para novembro deste ano foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no entanto, não serão efetivadas. A decisão foi tomada na última quarta-feira, dia 26, em uma reunião que ocorreu entre a Rumo Logística e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, operadora dos passeios.

Maria Fumaça Mallet 204 na Estação Ferroviária de Catuípe na última viagem pelas Missões - Foto: Marcos Demeneghi
Maria Fumaça Mallet 204 na Estação Ferroviária de Catuípe na última viagem pelas Missões – Foto: Marcos Demeneghi

Entre as razões expostas pela Gerente Comercial da ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, regional de Santa Catariana, Suiane M. Ilg, está o cancelamento do projeto Natal nos Trilhos (da ABPF) e Natal Encantado da Rumo Logística para a região das missões. “Eventos que caminhavam juntos e contribuíam com a redução dos custos deste projeto”, disse a gerente.

Suiane também argumenta que desde março deste ano as viagens com a Maria Fumaça estão canceladas devido a pandemia de covid-19, fato que trouxe perda financeira para a operadora, além disso, o grupo percebe que as incertezas provocadas pela pandemia podem se prolongar até novembro, fator que também pesou na decisão do cancelamento, pois a passagem da Maria Fumaça pode causar aglomerações nos municípios participantes.

O Procurador da República, Osmar Veronese, participou de diálogos com a ABPF e a RUMO e compreende que “só será possível a retomada deste projeto em um cenário de maior segurança. A pandemia veio e jogou um balde de incertezas sobre viagens, público, aglomerações”, esclareceu Veronese. O Procurador compreende que a operadora tem interesse em oportunizar as viagens nas Missões, mas é preciso atuar com segurança.

O edital da ANTT que autoriza o transporte ferroviário de passageiros de caráter não regular e eventual, com finalidade comemorativa que inclui o “Trem das Missões” foi publicado na última terça-feira, dia 25 e contempla também outros itinerários como Trem dos Vales, Trem Caminho dos Tropeiros e Trem Cacequi. Diante do cancelamento, a autorização da ANTT perde o sentido para os missioneiros que esperavam a continuidade do projeto de resgate histórico regional.

Neste artigo

Participe da conversa