Aprendendo com “As Botas do Gaúcho”

A 9ª obra de literatura infantil do escritor Otávio Reichert foi lançada em setembro, antecedendo o dia 20, pois a temática aborda aspectos da cultura tradicionalista do Rio...

166 0

Otávio Reichert (Copy)As “Botas do Gaúcho” é o título da mais nova literatura infantil do escritor Otavio Reichert. O livro foi lançado no dia 5 de setembro e faz um resgate histórico dos tipos de calçados que compõem a indumentária gaúcha.
O autor constrói a narrativa do livro usando um enredo contemporâneo, baseado na realidade de alunos do ensino fundamental, também usa personagens reais e o cenário tem como pano de fundo a Fazenda São José, localizada em São Miguel das Missões. O local existe de fato e o proprietário é José Dirceu, um colecionador de peças da cultura gaúcha que possui um acervo de peças que resgata a história regional do Sul do Brasil.
A obra é toda ilustrada, com desenhos de Leonardo M. Cassarotti, o colorido das gravuras é um dos atrativo para o público infantil de escolas de ensino fundamental, público alvo da obra que foi realizada a partir de um desafio feito pela editora Porto-alegrense Pragmatha.
Otavio Reichert recebeu o convite para escrever um livro tradicionalista que abordasse a temática do aluno aprendiz. A ideia inicial era distribuir gratuitamente este livro para crianças que visitam o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre nestes dias que antecedem o 20 de setembro, no entanto, não houve tempo hábil para captação dos recursos. Mesmo assim, o autor resolveu dar andamento no projeto literário e imprimiu uma tiragem de 20 mil livros. O resultado deste esforço do autor não foi em vão e o livro já está à venda nas livrarias e papelarias de Santo Ângelo.
O leitor vai se identificar com o enredo do livro, mesmo que seja um resgate histórico, a proposta tem relação direta com o cotidiano da maioria dos estudantes gaúchos. O autor afirma que a história é baseada em fatos reais e costumes que realmente fizeram, e, fazem parte das pessoas que moram nesta região.
Com a publicação do livro “As Botas do Gaúcho”, o autor já contabiliza nove obras de literatura infantil. Otávio Reichert é oficial da Reserva do Exército Brasileiro e licenciado em Letras – Português Inglês, é poeta, palestrante cultural, declamador e membro da Academia Santo-Angelense de Letras.
Neste mês Otávio está realizando um ciclo de palestras em escolas: Esteve na Escola Concórdia, na Escola EEEF Madre Catarina Lépori, na Escola Estadual Edi Lippert no GTG Passo do Ijuí, no dia 18 deste mês em Maurício Cardoso e no dia 19 em São Miguel das Missões.

Neste artigo

Participe da conversa