Abertura oficial da Semana da Pátria será neste sábado

A chama que está no Colégio Tiradentes será levada neste sábado até a Praça Leônidas Ribas para solenidade que marca a abertura oficial da Semana da Pátria-2018 em...

60 0

Chama (Copy)Quando a centelha da Chama da Pátria acender a pira que está na Praça Leônidas Ribas, será aberta oficialmente à Semana da Pátria-2018 em Santo Ângelo. A solenidade acontece neste sábado e o início está previsto para às 9h, reunindo autoridades e a comunidade local.
A centelha da Chama Simbólica será trazida do Colégio Tiradentes, onde está desde o último dia 22, quando foi recebida na Capital das Missões. O fogo simbólico saiu de Porto Alegre marcando também a 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que percorreu diversas cidades do Rio Grande do Sul.
A Semana da Pátria seguirá com atividades como o desfile estudantil e militar até o dia 7 de setembro, quando será feita a cerimônia oficial de encerramento, também na Praça Leônidas Ribas, com a extinção do fogo simbólico e retirada das bandeiras.

Desfile militar, estudantil e das entidades
Integrando as atividades da Semana da Pátria, o tradicional desfile acontece no próximo dia 7 de setembro. As atividades iniciam às 8h, com a revista da tropa e seguem com o desfile militar, estudantil e de entidades.
Neste ano a programação tem como tema nacional o “Projeto Rondon”, no estado o tema será o “Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul”. Já a nível municipal, o tema, pelo segundo ano consecutivo, será “Responsabilidade Ambiental-Santo Ângelo e você preservando o futuro”.
Além disso, o desfile novamente será realizado no sentido sul-norte da Rua Marechal Floriano e contará com a participação de quase três mil pessoas que irão desfilar durante toda a manhã.
o evento terá a participação de pelo menos sete escolas municipais e quatro escolas estaduais. Uma escola do município desfilará com banda marcial, já as escolas estaduais, todas terão banda. Neste ano apenas uma parte das escolas desfilará, pois foi feito uma espécie de rodizio, devido ao grande número de educandários em Santo Ângelo.
Em caso de chuva, o desfile não será adiado, porém escolas e entidades terão a possibilidade de escolher se participam ou não das atividades. A expectativa é de que os desfiles sigam até o meio dia, sendo concluído com a solenidade de encerramento da semana da pátria.

Programação

8h- Inspeção da tropa do Exército
8h30min- Desfile Militar de Sete de Setembro, reunindo o Exército, Brigada Militar e órgãos da Segurança Pública.
9h10min- Desfile dos grupos de escoteiros, Escola de Educação Especial Raio de Sol-APAE, Escolas Municipais, Escolas Estaduais e entidades.
Após o desfile- Encerramento da Semana da Pátria e extinção do fogo simbólico

Neste artigo

Participe da conversa