Uma pirâmide nas Missões

Esta edição da série “lugares Inexplorados” destaca dados históricos e características de uma pirâmide construída na zona urbana de Santo Ângelo. Resultado do idealismo de Palmiro Rigon e...

323 0

Pirâmide das Missões (21) (Copy)A Pirâmide das Missões está localizada no “Parque das Américas”, à dois quilômetros da Catedral Angelopolitana. O local é de fácil acesso, no Jardim Residencial Sabo, na Rua Oscar Sabo, 252, bastam cinco minutos de carro, 25 minutos a pé ou seis minutos de bicicleta para percorrer esta distância, tempo necessário, quando se tem como referência o Centro Histórico de Santo Ângelo.
A construção em formato piramidal foi inspirada na “Pirâmide de Queóps” e idealizada por Palmiro Rigon (já falecido), projetada pelo arquiteto Wanderlei Menezes Filho e pelo Engenheiro Carlos Hartmann, sendo executada pelo Construtor Luiz Weisser.
O início da construção foi registrada com uma placa que pode ser vista no local, é datada de 07 de dezembro de 1996, mesmo ano em que foi criada a Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental. No entanto, a conclusão da obra e a pedra fundamental de inauguração é de 2006.
A Pirâmide das Missões tem lado da base de 15m, diagonal da base de 21,21m, apótema de 14,27m e a altura é de 9,55m. As medidas são proporcionais a antiga Pirâmide Egípcia de Queóps (ou khu-fu).
Esta construção foi criada com finalidade expecífica, dar suporte às atividades práticas e coletivas da Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental. Palmiro liderava um grupo de pessoas interessado em praticar e pesquisar os ensinamentos da física quântica e da neurociência, aliados a conhecimentos milenares de equilíbrio mental, energização e harmonização.
Segundo os adeptos destas ciências, as pirâmides são concentradoras de energia, e potencializam as práticas de meditação que faziam parte, ou ainda fazem, da rotina dos associados.
O grupo sentia necessidade de ter um espaço próprio, amplo e junto a natureza para encontros e exercícios mentais. Foi então que a construção, em formato de pirâmide foi projetada. A Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental é uma entidade de utilidade pública conforme o decreto 13/97 de 25/08/1997. A sede da Associação está no Parque das Américas, em uma área de mata preservada composta por 27.086,55 m².
A área do terreno onde foi construída a Pirâmide e sede da associação possui um desnível e logo abaixo da base da construção foi possível organizar na área construída, uma cozinha para encontros de recreação ou realização de almoços com produtos orgânicos voltados a pessoas que buscam uma alimentação saudável, sem carne.
No último domingo, dia 26, a tesoureira da associação, Marina Ourique, estava na companhia de outros associados realizando manutenção da área que fica no entorno da pirâmide, ela declara que o grupo pretende projetar um cronograma de atividades buscando a união com pessoas e grupos que têm afinidade com os propósitos da associação.
Segundo Mariana o objetivo, neste momento, é promover mais encontros, incrementando a frequência deste espaço. Atualmente a pirâmide está sendo usada para atividades de Biodança, Reiki, encontro de um Grupo de Mulheres e meditação.

Pirâmide das Missões (25) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa