Uma pirâmide nas Missões

Esta edição da série “lugares Inexplorados” destaca dados históricos e características de uma pirâmide construída na zona urbana de Santo Ângelo. Resultado do idealismo de Palmiro Rigon e...

392 1

Pirâmide das Missões (21) (Copy)A Pirâmide das Missões está localizada no “Parque das Américas”, à dois quilômetros da Catedral Angelopolitana. O local é de fácil acesso, no Jardim Residencial Sabo, na Rua Oscar Sabo, 252, bastam cinco minutos de carro, 25 minutos a pé ou seis minutos de bicicleta para percorrer esta distância, tempo necessário, quando se tem como referência o Centro Histórico de Santo Ângelo.
A construção em formato piramidal foi inspirada na “Pirâmide de Queóps” e idealizada por Palmiro Rigon (já falecido), projetada pelo arquiteto Wanderlei Menezes Filho e pelo Engenheiro Carlos Hartmann, sendo executada pelo Construtor Luiz Weisser.
O início da construção foi registrada com uma placa que pode ser vista no local, é datada de 07 de dezembro de 1996, mesmo ano em que foi criada a Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental. No entanto, a conclusão da obra e a pedra fundamental de inauguração é de 2006.
A Pirâmide das Missões tem lado da base de 15m, diagonal da base de 21,21m, apótema de 14,27m e a altura é de 9,55m. As medidas são proporcionais a antiga Pirâmide Egípcia de Queóps (ou khu-fu).
Esta construção foi criada com finalidade expecífica, dar suporte às atividades práticas e coletivas da Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental. Palmiro liderava um grupo de pessoas interessado em praticar e pesquisar os ensinamentos da física quântica e da neurociência, aliados a conhecimentos milenares de equilíbrio mental, energização e harmonização.
Segundo os adeptos destas ciências, as pirâmides são concentradoras de energia, e potencializam as práticas de meditação que faziam parte, ou ainda fazem, da rotina dos associados.
O grupo sentia necessidade de ter um espaço próprio, amplo e junto a natureza para encontros e exercícios mentais. Foi então que a construção, em formato de pirâmide foi projetada. A Associação Missioneira de Desenvolvimento Mental é uma entidade de utilidade pública conforme o decreto 13/97 de 25/08/1997. A sede da Associação está no Parque das Américas, em uma área de mata preservada composta por 27.086,55 m².
A área do terreno onde foi construída a Pirâmide e sede da associação possui um desnível e logo abaixo da base da construção foi possível organizar na área construída, uma cozinha para encontros de recreação ou realização de almoços com produtos orgânicos voltados a pessoas que buscam uma alimentação saudável, sem carne.
No último domingo, dia 26, a tesoureira da associação, Marina Ourique, estava na companhia de outros associados realizando manutenção da área que fica no entorno da pirâmide, ela declara que o grupo pretende projetar um cronograma de atividades buscando a união com pessoas e grupos que têm afinidade com os propósitos da associação.
Segundo Mariana o objetivo, neste momento, é promover mais encontros, incrementando a frequência deste espaço. Atualmente a pirâmide está sendo usada para atividades de Biodança, Reiki, encontro de um Grupo de Mulheres e meditação.

Pirâmide das Missões (25) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Anonimo Responder

    Matéria muito mal escrita, sem qualquer revisão textual. Erros básicos como por exemplo “Esta construção foi criada com finalidade expecífica”
    Foi conversado com Marina ou Mariana? Pois citam os dois nomes na matéria.
    Espero que esse tipo de matéria seja tratada com maior atenção nas próximas edições. Obrigado