Uma experiência surpreendente

Somente uma visita presencial ao Memorial Santa Teresa Verzeri poderá revelar os detalhes deste inexplorado lugar localizado em Santo Ângelo. Um espaço que guarda e expõe o patrimônio...

81 0

Memorial Teresa Verzeri (Copy)O Memorial Santa Teresa Verzeri foi projetado pela arquiteta santo-angelense Beatriz Cotter e inaugurado no ano de 2009. Até ontem, dia 24, o livro de visitas tinha 6.174 assinaturas. O acervo impressiona, mas o ambiente formado por sete salas temáticas faz da visita a este lugar uma experiência surpreendente.
Tanto a generosidade do espaço, quanto a organização e o mobiliário, facilitam a visualização e exposição das relíquias e objetos históricos e fazem deste memorial uma referência em exposição de patrimônio histórico material, cultural e espiritual.
A visita é feita mediante agendamento e o memorial está localizado em Santo Ângelo, junto ao Colégio Teresa Verzeri. Foi idealizado pelas Filhas do Sagrado Coração de Jesus, como são chamadas as irmãs seguidoras desta italiana chamada Teresa Verzeri, que há 182 anos, ao lado de Giuseppe Benaglio iniciaram uma obra focada na área da educação, saúde e ação social.
O visitante que explorar estes espaços vai encontrar obras de arte, obras literárias, objetos sacros, mobiliário, instrumentos musicais, relicários e até objetos pessoais utilizados no passado pelas membras da congregação e pela própria Santa, pois Teresa Verzeri foi canonizada pelo Papa João Paulo II no dia 10 de junho de 2001.
O Memorial é único na América Latina e permite ao visitante deste lugar um mergulho na história de Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio, precursores de uma obra ainda atuante em 12 países espalhados em quatro continentes.
A maioria dos visitantes são turistas e uma pequena parcela dos moradores locais conhecem este lugar. Não são permitidas fotos no interior do local e somente quem visita pode dimensionar a amplitude que a obra iniciada por Teresa Verzeri alcançou em 182 anos.
A irmã Helena Mary é coordenadora do Memorial desde o ano de 2017 e relata que a vida e a obra de Teresa Verzeri foi norteada por princípios de respeito às individualidades e a liberdade do ser. Também conta que a santa foi uma hábil escrita, editou o “Livro dos Deveres”, uma trilogia que é guardada no memorial e também encerra os princípios verzerianos em sua essência.
Teresa Verzeri nasceu em Bergamo, na itália no dia 31 de julho de 1801. Portanto na terça-feira, da próxima semana, será celebrado o nascimento da Santa em terras italianas. No ano que vem, o memorial completará 10 anos, quando serão realizadas atividades comemorativas para rememorar os verdadeiros princípios da obra iniciada há 187 por Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio, ideais que continuam vivos no trabalho das “Filhas dos Sagrado Coração de Jesus”.
A visitação pode ser agendada com, pelo menos um dia de antecedência, para as terças, quartas, quintas, sextas e sábados. Pela manhã entre 9h e 11h e à tarde das 14h às 17h. Existe uma taxa de visita: Para estudantes é de R$ 2. Para o público em geral R$ 4 e para crianças até 8 anos e alunos da Rede Verzeri é gratuito.

Memorial Teresa Verzeri (4) (Copy)Memorial Teresa Verzeri (5) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa