Sicredi União RS comemora 105 anos de cooperativismo

Uma história centenária de cooperação será comemorada na próxima sexta-feira, dia 6, na cidade de Cerro Largo, onde a Sicredi receberá lideranças regionais

93 0

Monumento ao Cooperativismo (3) (Copy)A Sicredi União RS fará um evento que relembra a história de protagonismo cooperativo. Receberá lideranças regionais na próxima sexta-feira, dia 6, em Cerro Largo, cidade que é um dos berços do cooperativismo no Estado.
Exatamente há 105 anos, em 6 de julho de 1913, nascia naquela cidade, a Caixa Rural. Proposta do padre Jesuíta Theodor Amstad, que teve o apoio de Antonio Wenzel e Heinrich Huewel.
Na metade da década de 60 a Caixa Rural já era considerada uma das instituições de crédito associativo mais importantes da América Latina. Mas nem sempre foi assim, no início eram 44 associados, passou por períodos históricos como a primeira Guerra Mundial e a perseguição dos alemães. Houve mudança da sede da entidade, mas a modalidade que teve o cooperativismo como modelo de atuação, prosperou.
Em 7 de dezembro de 1969 houve nova alteração de estatutos e a Caixa Rural passou a denominar-se Cooperativa de Crédito Rural de Cerro Largo LTDA – COOPERAL e finalmente em 2010, três cooperativas do Sistema Sicredi, sendo que uma delas era a Cooperativa de Crédito de Cerro Largo, se uniram para finalmente formar a Sicredi União RS.
Na praça central de Cerro Largo, no centenário foi inaugurado um monumento inspirado nos sete princípios do cooperativismo.
A obra é do escultor uruguaio Gustavo Nackle e uma homenagem ao padre Theodor Amstad. Naquele monumento as representações em tamanho proporcional de pessoas foram esculpidas em bronze e estão segurando o símbolo do Cooperativismo: Os dois pinheiros.
Conforme inscrito em placas de metal junto ao monumento, em qualquer país, língua, princípios religiosos ou políticos, o emblema mostra a eternidade sem limites do círculo, abraçando os dois pinheiros unidos e coesos, imortais e fecundos nos seus princípios, perenes na multiplicação de seus ideais.
O Sicredi União RS está presente em 36 municípios e tem em seu quadro 650 colaboradores e agrega 139 mil associados.

Promoção Aniversário Premiado 105 anos
Outra novidade em 2018 é a campanha de prêmios para comemorar os 105 anos. São mais de R$ 600 mil em prêmios entre carros, motos, barco, jet sky, TV, refrigeradores e notebooks. Todos os associados que utilizarem os produtos e serviços participantes no regulamento podem concorrer aos prêmios. A campanha segue até 21 de novembro. Saiba mais em sicrediuniaors.com.br/promocao.

Neste artigo

Participe da conversa