Resgate do significado da “Cidade dos Anjos”

O Espetáculo teatral Ângelus instaura um diálogo cênico entre a arquitetura da Catedral e a planta da antiga redução

736 0

Inserido na programação do Natal Cidade dos Anjos, será apresentado o espetáculo Ângelus, no sábado, dia 14, às 20h30min e no domingo, dia 15, às 21h30min. Criado em 2006, em homenagem aos 300 Anos da Redução de Santo Ângelo Custódio, o espetáculo Ângelus resgata a simbologia dos anjos que passaram a caracterizar a cultura natalina de Santo Ângelo – a Angelópolis: Cidade dos Anjos, como caracteriza o texto da obra.
O espetáculo foi idealizado e escrito por Odailso Berté e revisado por Dom Estanislau Amadeu Kreutz e pelas professoras/historiadoras Claudete Boff e Nadir Damiani, responsáveis pelo estudo da história missioneira.
Ângelus recria por meio da dança e do teatro, a história da sétima e também a trigésima cidade missioneira, Santo Ângelo Custódio. O espetáculo é narrado pelos personagens: os anjos Gabriel (o Anjo Mensageiro), Abadôn (o Anjo dos Abismos) e Santo Ângelo Custódio (o Anjo da Guarda), que serão interpretados pelos atores santo-angelenses da Cia Actuare, Lucas Segatto, Douglas Barbosa e Carlos Alves.
O elenco é composto também pelos bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação dos professores Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro, que são os responsáveis pelos espetáculos Som e Luz em Corpos, do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, e Missa da Terra Sem Males, apresentada em Santo Ângelo no mês de setembro de 2019.
De acordo com os organizadores, o Ângelus irá instaurar no Centro Histórico de Santo Ângelo, um diálogo cênico entre a arquitetura da Catedral, a planta da antiga redução, a dança e o teatro, recriando assim, elementos históricos em diálogo com a contemporaneidade para recontar a vida, morte e reconstrução da cidade.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

11/12 – Quarta-Feira
16h – SESC Lazer em Santo Ângelo – Local: Bairro Boa Esperança – Quadra de esportes

12/12 – Quinta-Feira
16h – SESC Lazer em Santo Ângelo – Local: Indubrás – Escola Antônio Manoel
20h – Abertura da Casa do Papai Noel/ Abertura DinDin – Chegada do Papai Noel e entrega da chave da cidade
21h – Apresentação de Dança – ONG Parceiros do Bem – Local: Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique)

13/12 – Sexta-Feira
16h – SESC Lazer em Santo Ângelo
19h30 – Natal nos Bairros – Local: Bairro Pilau – Núcleo Comunitário

14/12 – Sábado
19h- Desfile Encantado – Local: Ruas Centrais da Cidade
16h – SESC Lazer em Santo Ângelo
19h30 – Natal nos Bairros – Local: Bairro Dido em Frente à Igreja
19h30min – IX Natal Gaúcho Missioneiro – Local: CTG Tio Bilia
20h – Abertura oficial do Natal Cidade dos Anjos 2019
20h30min – Espetáculo Ângelus – LICCDA-UFSM/Administração e Cia Actuare – Local: Praça Pinheiro Machado- Centro Histórico

15/12 – Domingo
11h – Show das Onze – Orquestra Acordes Celestes da Igreja Assembleia de Deus – Local: Praça Leônidas Ribas
19h- Desfile Encantado – Local: Ruas Centrais da Cidade
20h – Peppe Company Companhia Artística
20h30min – Show Time – Espetáculo Show de Danças Urbanas
21h30min – Espetáculo Ângelus – LICCDA-UFSM/Administração e Cia Actuare – Local: Praça Pinheiro Machado- Centro Histórico

espetáculo 2 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa