Referência de localização e de convívio social

A Praça José Carlos Kist é tema de mais uma matéria da série Praças da Cidade. Este espaço do povo que fica na Avenida Rio Grande do Sul,...

294 0

Praça José Carlos Kest (23) (Copy)“Moro perto da Praça da Rio Grande do Sul, sabe? A pracinha do Bairro Missões?” Assim, habitualmente é chamada a Praça José Carlos Kist, localizada na zona leste da Av. Rio Grande do Sul. O local é o principal ponto de referência dos moradores que residem nos Bairros próximos. (Missões, Hortênsias, Olavo Reis, Braga, Pippi, São Carlos, Sanches, Centro Sul, entre outros…)
No entanto, mais que um ponto de referência para a localização dos santo-angelenses, a Praça José Carlos Kist é utilizada para o convido social. Naquele local são aproveitadas as sombras proporcionadas por árvores como Jerivás, Sinamomos, ligustros e Tipuanas.
Além disso, a criançada também utiliza as quadras e o gramado da praça para praticar o esporte. “Aqui é lugar de tomar mate e criança brincar”, descreveu Jorge Antônio Prado, que é o zelador e diariamente limpa e trabalha na manutenção geral daquele espaço público.

A praça que já teve até Brique
A praça sempre foi valorizada pela comunidade, durante um período, sediou o Brique do Bairro Missões. Este evento popular reunia comércio, shows, entre outras atividades artísticas. Foi criado pela lei número 2.534 de 2002 e acontecia tradicionalmente nas tardes de domingo, das 14h às 19h. Outro atrativo que já fez parte da praça, e, não existe mais, é o lago feito em homenagem à Índia Lindoia, elemento paisagístico que foi desativado e aterrado.

Reconhecida como Praça na década de 80
Fundada em 1987, por médio da lei número 1.021, a praça fica entre as duas pistas da Avenida Rio Grande do Sul. Até o ano de 2003, o local contava com um corredor, que ligava dois pontos da Rua do Arvoredo. Entretendo, após a reforma a área foi incorporada a praça, que atualmente possui uma área com cerca de nove mil metros quadrados.

Novas reformas estão previstas
Atualmente a praça conta com parquinho infantil, banheiros e duas quadras de esportes, que sofrem com a ação do tempo. As calçadas também apresentam buracos e necessitam de melhorias. Porém, estão previstos investimentos e a praça deve ser revitalizada.
A Praça Carlos Kist está incluída na lista de locais que receberão recursos do Ministério da Cidadania. Serão investimentos na casa de R$ 250 mil, aplicados no cercamento, iluminação, acessibilidade e novo piso nas quadras de esporte.
Os recursos são destinados por meio de emenda do deputado federal, Darcísio Perondi e os contratos para a liberação de recursos foram assinados pelo prefeito municipal no mês de fevereiro.

Praça José Carlos Kest (19) (Copy) Praça José Carlos Kest (15) (Copy) Praça José Carlos Kest (10) (Copy) Praça José Carlos Kest (5) (Copy) Praça José Carlos Kest (2) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa