Quem foi Teresa Verzeri

Dois monumentos em concreto armado representam a Santa Teresa Verzeri, um deles na Rótula da Av. Getúlio Vargas e outro em frente ao colégio com mesmo nome

340 0

Santa Teresa Verzeri (9) (Copy)Ao percorrer a Av. Getúlio Vargas em Santo Ângelo é possível visualizar a edificação do Colégio Teresa Verzeri, localizado em área central. Entre os elementos que ornamentam o jardim, está um monumento em homenagem a Santa Tereza Verzeri. Nesta obra de concreto armado, além da representação da Santa, há duas jovens, uma delas pratica a leitura, e, a outra, de mãos postas em sinal de religiosidade completam o conjunto. A imagem da “Santa” também está na rótula da Av. Getúlio Vargas com a Av. Brasil.

Mas que personalidade é essa que ganhou o reconhecimento da comunidade de
Santo Ângelo?
Teresa Verzeri foi considerada uma líder espiritual, educadora e uma hábil escrita, editou o “Livro dos Deveres”, trilogia que encerra os princípios verzerianos em sua essência e também conquistou o título de santidade, pela Igreja Católica, quando foi canonizada pelo Papa João Paulo II no dia 10 de junho de 2001.
Esta personalidade nasceu em Bergamo, na Itália, no dia 31 de julho de 1801 e juntamente com Monsenhor Giuseppe Benaglio iniciaram a congregação denominada “Filhas do Sagrado Coração de Jesus”. Esta missão ganhou impulso quando a Itália estava em guerra e emergiam necessidades de trabalhar pela promoção da saúde e educação daquele povo. A obra das “Filhas do Sagrado Coração de Jesus” frutificou e se espalhou por 14 países nos quatro continentes.
A missão chegou ao sul do Brasil (na cidade de Três de Maio) no final do ano de 1930, e, no ano de 1932, o Colégio Teresa Verzeri de Santo Ângelo foi inaugurado. Por este motivo, narra a provincial Irmã Neusa Falcade, a história do Colégio Tereza Verzeri de Santo Ângelo se confunde com a própria história da missão no Brasil, sendo este educandário uma referência para o movimento missionário na América Latina. Tendo em vista que, o Colégio Teresa Verzeri também foi a primeira casa provincial, onde Madre Catarina Lepori, coordenava as ações nesta região do Brasil.
Madre Catarina também foi a primeira diretora do Colégio Teresa Verzeri, veio ao Brasil, juntamente com a segunda comitiva de missionárias.
Neste continente a obra iniciada por Teresa Verzeri ganhou força no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil está em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas e Pernambuco, com atuação nas áreas da educação, saúde, além de ações sociais em diversas comunidades.

Santa Teresa Verzeri (25) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa