Os ipês agonizam

Neste ano a floração foi praticamente nula e as folhas já estão brotando, indicando que não florescerão mais

228 0

Ipês - 02 (2) (Copy) (Copy)Os ipês amarelos que ornamentam a Av. Brasil não produziram flores neste ano. As poucas que desabrocharam praticamente não chamaram a atenção como em anos anteriores. No ano passado (2017) a floração despertou entre os dias 10 e 20 de setembro e naquele período a reportagem do Mensageiro constatou por meio de relatos de moradores que os ipês já apresentavam problemas, tanto que editamos a matéria “Os ipês da Av. Brasil pedem socorro”.
Um ano se passou, e agora podemos afirmar que eles agonizam. O problema mais visível é a infestação de uma planta parasita popularmente chamada de erva de passarinho. Esta espécie nasce nos galhos dos ipês (e de outras árvores) quando o cocô de aves fica depositado nos galhos e pequenas sementes germinam fazendo que uma planta parasita se instale retirando os nutrientes da árvore.
Além disso, não se percebe um manejo sistemático para prover a falta de nutrientes destas árvores que estão plantadas no centro da cidade de Santo Ângelo. Astrid Schneider mora na Capital Missioneira desde 1978 e foi ela que fez o plantio de orquídeas no alto dos ipês, no ano passado, ela já afirmava que é necessário organizar canteiros em volta de cada árvore para que as raízes respirem e possam receber água e os nutrientes necessários, ela indica ainda a necessidade de tratamento, quando necessário, com fungicida e até uma poda das sementes para o fortalecimento da brotação das folhas.
No ano passado ainda foi possível apreciar o cenário florido e naquela época os ipês ainda estavam produzindo flores, formando um cenário inspirador, inclusive flagramos fotógrafos que realizavam ensaios fotográficos no canteiro central da Av. Brasil.
As flores amarelas aparecem quando as árvores ainda estão sem folhas no final do inverno e início da primavera.  Os ipês possuem de 4 a 10 metros de altura, e tronco varia de 30 e 40 centímetros de diâmetro. Neste ano a floração foi praticamente nula e as folhas já estão brotando, indicando que não florescerão mais.

ipes da brasil (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa