O símbolo das Missões cunhado em ferro fundido

A Fundimisa amplia a área de atuação no mercado nacional e investe na criação de uma linha gourmet. A “Panela Missioneira” é o primeiro produto e estará disponível...

162 0
Panela de ferro multifuncional e frigideira da linha “Missioneira” produzida na FUNDIMISA
Panela de ferro multifuncional e frigideira da linha “Missioneira” produzida na FUNDIMISA

A “Panela Missioneira” é o mais novo produto da Fundimisa, leva o símbolo das missões cunhado em baixo relevo e poderá ser a primeira panela brasileira certificada pelo INMETRO. As panelas de ferro da linha tradicional estarão disponíveis ao consumidor já no mês de dezembro em dois modelos, a multifuncional e a frigideira.

Estes utensílios culinários agregam uma tecnologia de proteção superficial inovadora elaborada com apoio de estudos científicos desenvolvidos nos cursos de engenharia química e mecânica da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. A nova aposta da Fundimisa pretende potencializar a atuação da indústria em âmbito regional, nacional e até internacional.

O designer e o acabamento da panela multifuncional foram elaborados para facilitar a apresentação do alimento na mesa e permitir que a tampa seja utilizada para o cozimento de outros ingredientes, podendo inclusive aproveitar o calor da própria panela. Na hora de servir o alimento um sistema de encaixe da tampa permite que ela fique suspensa na diagonal, sem que seja necessário removê-la ou apoiá-la à mesa. A multifuncional será oferecida em três dimensões: 200mm, 270mm e tamanho família, de 390mm.

Além da linha tradicional que já está testada e aprovada, pretende-se oferecer novos modelos e composições de materiais esmaltados, capazes de concorrer com as melhores panelas gourmet oferecidas no mundo. O setor comercial da Fundimisa não descarta a diversidade de produtos da linha gourmet Missioneira e já projeta o incremento de utensílios culinários.

A Fundimisa é a maior do Estado em capacidade produtiva de fundidos. Atualmente transforma cerca de 2000 toneladas de ferro todos os meses, fornece mais de 800 tipos de peças que compõe a linha de montagem de veículos pesados da Ford, Iveco Mercedez Benz, Wolkswagen, Volvo, Dana, Randon, além de peças agrícolas para a John Deere, AGCO, entre outras. Contudo, o investimento realizado nos últimos anos levou a planta industrial a alcançar um patamar capaz de triplicar a produção atual chegando a 6400 toneladas de fundidos. A direção da Fundimisa lançou um desafio a equipe de trabalho: até o ano de 2021, conquistar a plenitude de, pelo menos, 80% desta capacidade.

A Panela Missioneira é apenas uma das apostas da empresa, que busca mais autonomia e sustentabilidade ao ampliar as possibilidades de atuação no mercado brasileiro e internacional. Difere de tudo que a empresa tem feito nos últimos anos, mas está associado ao que ela sabe fazer de melhor, transformar o ferro em bens de consumo com acabamento e precisão.

A linha de fabricação já está pronta, exigiu treinamento dos colaboradores, estudo de novas tecnologias e aquisição de novos equipamentos para a indústria. O Coordenador de Vendas da Fundimisa, Luis Rabelo, disse que o custo final para o consumidor está próximo da realidade das famílias brasileiras que terão a disposição um produto de qualidade com preço competitivo em relação às similares que existem no mercado. “Bom, bonito e preço atrativo”, afirmou com um leve sorriso o Coordenador de Vendas da Fundimisa.

A tampa multifuncional pode ser usada como frigideira  e grill e possibilita o preparo simultâneo de dois alimentos
A tampa multifuncional pode ser usada como frigideira e grill e possibilita o preparo simultâneo de dois alimentos
Neste artigo

Participe da conversa