O Fenômeno se repete depois de dois anos

Ao passear pela cidade nesta semana foi comum encontrar trechos cheios de folhas verdes no chão.

208 0

Ficus - queda das folhas (5) (Copy)As árvores que ocasionaram este espetáculo são da família dos fícus e estão abortando as folhas de modo rápido. Isso está deixando alguns lugares com “um tapete verde”, não tão comum mesmo no inverno.
A ocorrência iniciou depois da entrada de uma forte massa de ar polar na região Sul do Brasil, ela fez os termômetros caírem rapidamente à marca de -4°, mas esta característica dos fícus também está associado a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo.
Nem sempre o frio provoca este fenômeno, a última vez que observamos fato semelhante foi em julho de 2017, quando as mesmas árvores apresentaram esta característica.
Normalmente a queda é lenta, e, em menor quantidade. A planta reage a mudanças bruscas de luminosidade e temperatura. Os estremos do clima é que justificam o fenômeno.

CARACTERÍSTICAS DA ÁRVORE
De folhas ovais, brilhantes e com terminação pontiaguda o Ficus Benjamina é uma árvore de grande porte e pouco recomendada para o plantio próximo de residências e passeios públicos, pois possui raízes aéreas que podem destruir calçadas, danificar fundações e encanamentos. No entanto ideal para parques e fazendas. O fícus tem frutinhos vermelhos sem semente, pois é uma árvore originaria da Ásia. China, Índia, Tailândia.
A espécie também é usada em vasos dentro de casa ou com poda radical em formato ornamental arredondado. Ao natural podem atingir até 15 metros de altura com copa grande, são as chamadas figueiras. Esta espécie esta no imaginário de muitos poetas e compositores gaúchos, pois remetem a identidade visual das antigas residências do meio rural, onde este tipo de árvore proporcionava convidativa sombra em frente das propriedades rurais.

 

Neste artigo

Participe da conversa